Com o objetivo de reduzir a fila de espera e garantir mais acesso à população, a Secretaria Municipal de Saúde inicia na segunda-feira (15) o atendimento do Mutirão de Cirurgias para os procedimentos de vesícula, hérnia, catarata e revascularização do miocárdio.
Ao todo, serão realizadas 600 cirurgias de vesícula, 405 de hérnia, 250 de catarata e 32 de revascularização do miocárdio.
Fluxo de atendimento
A Subsecretaria de Regulação em Saúde classificou os pacientes em três grupos:
Primeiro grupo: pacientes já liberados para a cirurgia, com risco cirúrgico válido dentro do prazo de seis meses. Eles passarão pela conferência da documentação, consulta e marcação da cirurgia.
Segundo grupo: pacientes com risco cirúrgico vencido. Neste caso, será necessário realizar novos exames, agendar a consulta de risco cirúrgico e, após a liberação, seguir para a consulta cirúrgica e agendamento do procedimento.
Terceiro grupo: pacientes que ainda estão na fila. Estes deverão iniciar o processo a partir da primeira consulta.
De acordo com a diretora de Atenção Ambulatorial e Policlínica, Rúbia Fonseca, os pacientes já aptos poderão se apresentar a partir do dia 15.
“As pessoas que já estão prontas, com o pré-operatório em dia, podem nos procurar já na segunda-feira, dia 15. A partir daí, vamos utilizar a agenda do hospital para iniciar os agendamentos”, explicou.
Ela reforçou ainda que aqueles com risco cirúrgico vencido também terão prioridade na renovação, para que possam ser encaminhados rapidamente. “A partir do momento em que otimizamos quem está pronto, começamos a chamar a fila por ordem cronológica de inserção no sistema para as cirurgias de colecistectomia e hernioplastia”, detalhou.
Documentação e atendimento
Para agilizar o atendimento, a Secretaria orienta que os pacientes compareçam à Subsecretaria de Regulação, no antigo Núcleo de Regulação, levando original e cópia do encaminhamento cirúrgico. O atendimento funcionará com distribuição de senhas diárias.
“O paciente deve passar primeiro pelo fluxista, que fará a triagem e encaminhará para a Sala 1, destinada às solicitações. Esse fluxo é essencial para organizarmos o atendimento de forma mais ágil”, destacou Rúbia Fonseca.
A iniciativa contempla inicialmente os pacientes já inseridos no sistema da Subsecretaria de Regulação em Saúde e que aguardam pelo procedimento.
A morte de um filhote de baleia que encalhou na Praia de Grussaí, em São João da Barra, provocou uma onda de indignação nas redes sociais. Moradores e internautas criticaram...
Na manhã desta sexta-feira (5), equipes do 6º Comando de Policiamento Ambiental (6º CPA) e do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) realizaram uma operação de combate ao tráfico...
Com o objetivo de reduzir a fila de espera e garantir mais acesso à população, a Secretaria Municipal de Saúde inicia na segunda-feira (15) o atendimento do Mutirão de Cirurgias...
Amigos e familiares de Rafael Vasconcelos, de 19 anos, realizaram uma manifestação na manhã deste sábado (6) em frente à 134ª Delegacia de Polícia (Centro), em Campos dos Goytacazes. O...
Bruno Henrique foi punido pelo STJD ontem com 12 jogos de suspensão, além de multa de R$ 60 mil, por ter beneficiado apostadores ao forçar um cartão amarelo em partida...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br