Quinta-feira, 09 de abril de 2026
Saúde

Doenças no cérebro também causam ?Labirintite?!

21/07/2020 às 16h37

Sim, você não ouviu errado. Diversas doenças neurológicas geram Vertigem, sintoma apelidado de ?Labirintite?. / Foto: Reprodução


Vertigem é a sensação das coisas girando ou balançando, uma percepção anormal de movimento. Usualmente, essa sensação quando ocorre, acaba ganhando o título de “Labirintite” Mas olha só, até 25 % das causas de Vertigem e Tontura podem estar no cérebro e não no Labirinto. Por isso, nesse Dia Internacional do Cérebro – 22 de julho, nada mais justo que conversarmos um pouco sobre Tontura. 

“Existem áreas do cérebro que controlam o equilíbrio e a coordenação, a principal é chamada de Cerebelo. Doenças que atingem essas áreas do cérebro, casando machucados ou até mesmo desajustes químicos, podem levar a Tontura. AVC, Esclerose múltipla, tumores cerebrais ou meningites, quando atingem essa área geram a vertigem de origem central, por exemplo”, explica Dr. Saulo Nader, neurologista do Albert Einstein e da USP.

Agora, se os neurotransmissores cerebrais (as substâncias químicas que produzidas pelo cérebro como serotonina) estão desalinhados, podemos ter grandes doenças químicas cerebrais levando a “Labirintite”. 

São elas: Cinetose (enjôo dentro de veículos), a Tontura Perceptual (ou Vertigem Fóbica), a Migrânea Vestibular (uma enxaqueca que gera vertigem), Vertigem Visual e a Desorientação Vestibular do Motorista. 

São várias doenças que você talvez nunca ouviu falar e que podem gerar Tontura. E essas doenças são muito, muito incômodas, atrapalham a qualidade de vida e são pouco reconhecidas (muita gente sofre delas e não descobre). E o melhor: SIM, elas têm tratamento, segundo o especialista que é apelidado pelo pacientes como Doutor Tontura. 

“A principal chamada é cuidar do seu cérebro. E um alerta: sua “labirintite” pode não estar melhorando por algum probleminha ocorrendo dentro da sua cabeça e não nos labirintos.  Procure um médico especializado”, finaliza Nader

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes