Terça-feira, 30 de setembro de 2025

Dormir com fita adesiva na boca não melhora o sono e traz risco de sufocamento

30/09/2025 às 17h05 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Médicos alertam que prática popularizada no TikTok não tem comprovação científica e pode agravar distúrbios como apneia do sono. / Foto: Adobe Stock

Ter a boca tapada com fita adesiva é um pesadelo, mas algumas pessoas estão fazendo exatamente isso consigo mesmas na tentativa de dormir melhor. E médicos recomendam que não se faça isso.

Tem gente dizendo nas redes sociais que essa é uma dica para dormir mais e melhor e reduzir o ronco. As alegações não são apoiadas pela ciência e decolam em sites como o TikTok - às vezes promovidas por pessoas que trabalham para empresas que vendem produtos relacionados.

“Os estudos por trás da fita adesiva são pequenos, os benefícios são modestos e os riscos potenciais existem”, disse a Dra. Kimberly Hutchison, neurologista e especialista em medicina do sono da Oregon Health & Science University.

Alguns desses riscos incluem agravar distúrbios do sono, como a apneia do sono, ou até mesmo causar sufocamento.

Respirar pelo nariz é melhor na maior parte do tempo

A respiração bucal em adultos não é um problema de saúde grave, mas é melhor respirar pelo nariz, dizem os especialistas. O nariz é um sistema de filtragem natural, retendo poeira e outros alérgenos, antes que cheguem aos pulmões.

Se você respira com a boca aberta à noite, pode acordar com a boca seca e a garganta irritada, o que pode contribuir para o mau hálito e problemas de saúde bucal. A respiração bucal também está associada a mais roncos.

Não se apresse em usar fita adesiva

Embora respirar pelo nariz seja melhor do que respirar pela boca, tapá-la com fita adesiva não é a melhor maneira de resolver o problema.

Não há evidências sólidas de que isso ajude a melhorar o sono. Alguns estudos foram conduzidos, a maioria dos quais mostrou pouco ou nenhum impacto, mas eram tão pequenos que os especialistas dizem que não se deve tirar conclusões deles.

E, enquanto isso, existem os perigos potenciais a serem evitados.

O Dr. David Schulman, médico do sono da Universidade Emory, disse que há outras coisas que você pode tentar, como protetores bucais prescritos que podem abrir as vias aéreas ou um aparelho de CPAP. Se você é fumante ou está acima do peso, por exemplo, parar de fumar e perder peso pode ajudar.

Respirar pela boca pode ser um sinal de algo sério

A abordagem mais segura é descobrir exatamente por que você está respirando pela boca, pois pode haver algo mais acontecendo.

Você pode estar respirando pela boca porque tem apneia obstrutiva do sono, um distúrbio do sono em que a respiração para e recomeça repetidamente durante o sono devido a uma via aérea bloqueada. O distúrbio está relacionado tanto à respiração pela boca aberta quanto ao ronco e geralmente é tratado com um aparelho de CPAP.

“A razão pela qual a apneia do sono pode ser ruim é que qualquer diminuição na qualidade do sono pode afetar você no dia a dia ou ao longo da sua vida”, disse o Dr. Brian Chen, médico do sono da Cleveland Clinic. “Dependendo da qualidade do sono, você pode se sentir privado de sono ou precisar dormir mais.”

A melhor coisa a fazer, diz Shulman, da Emory, é fazer um teste do sono, alguns dos quais podem ser feitos em casa. “É sempre melhor saber do que não saber”, disse ele. “E se você sabe que algo está acontecendo e decide não fazer terapia, pelo menos você sabe que está tomando uma decisão informada.”

O Departamento de Saúde e Ciência da Associated Press recebe apoio do Departamento de Educação Científica do Instituto Médico Howard Hughes e da Fundação Robert Wood Johnson. A AP é a única responsável por todo o conteúdo.

Fonte: G1

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes