Sábado, 11 de maio de 2024

Feriado de Carnaval pode comprometer estoque do banco de leite e campanha ganha reforço 

Em Campos, unidade funciona no Hospital Plantadores de Cana e atende a pelo menos 20 bebês

09/02/2024 às 16h03 09/02/2024 às 16h15 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Em Campos, unidade funciona no Hospital Plantadores de Cana e atende a pelo menos 20 bebês / Foto: Divulgação

O estoque do banco de leite do Hospital Plantadores de Cana, em Campos, está quase zerado e a chegada do feriado de Carnaval 2024 pode comprometer ainda mais o serviço. Os funcionários estão reforçando uma campanha para doação de leite nestes dias. O produto é direcionado a 20 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da unidade e quando possível, alimenta também outros 20 da Unidade Intermediária (UI).

Para receber o leite, o banco vai funcionar todos os dias, apesar do feriado. A coordenadora do banco de leite, Fabiana Passos, lembra que não é necessário a mulher ir ao local. "A ordenha pode ser feita em casa, com todo o conforto e calma, desde que seguidas as recomendações de higiene e segurança. Neste caso, o hospital encaminha um veículo à residência da doadora para recolher o leite numa frequência de duas vezes semanais", afirma Fabiana. Ela lembra, ainda, que a potencial doadora deve ligar para o banco de leite para preencher um formulário e receber as orientações da equipe.

O banco de leite humano precisa diariamente de 12 litros para alimentar os bebês da UTI. Fabiana afirma que qualquer mulher que amamente, seja sadia e que esteja com os exames de pré-natal em dia - incluindo HIV e VDRL - podem doar.

Na falta do leite materno, os profissionais utilizam fórmulas infantis industrializadas. "Estamos na expectativa de aumentar o nosso estoque com esta campanha. No mês de janeiro, por exemplo, tivemos 34 doadoras e 44 bebês foram alimentados", comemorou Fabiana.

Outras possibilidades

A mulher ainda tem a possibilidade de ir ao banco de leite retirar o frasco de armazenamento para fazer a ordenha em casa, caso não tenha frascos adequados.Ela também pode levar o leite ao banco ou aguardar a coleta domiciliar. 

Campanha
Os funcionários do banco de leite promovem várias campanhas de doação de leite humano ao longo do ano. "Estimulamos a amamentação e a doação de leite entre as gestantes que são atendidas no hospital e também àquelas que vem ao banco de leite em busca de informações sobre a amamentação. Damos todas as orientações à mulher porque este pode ser um momento desafiador na vida dela, principalmente para as mães de primeira viagem", conclui Fabiana.

Fonte:

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes