Quinta-feira, 01 de maio de 2025

FMC promove seminário sobre o Autismo 

Objetivo é promover a conscientização social, especialmente durante o mês de abril, conhecido como "Abril Azul"

25/04/2025 às 17h58 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Objetivo é promover a conscientização social, especialmente durante o mês de abril, conhecido como "Abril Azul" / Foto: Divulgação

A Faculdade de Medicina de Campos (FMC) realizou, nesta sexta-feira (25), a 8ª edição do Seminário Inspirados pelo Autismo, iniciativa da Coordenação de Extensão da instituição. O evento teve como principal objetivo disseminar informações relevantes sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e promover a conscientização social, especialmente durante o mês de abril, conhecido como "Abril Azul".

A programação destacou a importância da educação e da constante atualização de conhecimentos como ferramentas fundamentais para a inclusão da pessoa com autismo. A coordenadora de Extensão da FMC e organizadora do seminário, professora Odila Mansur, enfatizou o impacto da iniciativa: “O Inspirados pelo Autismo é muito aguardado pela comunidade todos os anos. Trata-se de uma oportunidade ímpar para acesso a informações sérias, com respaldo científico, além de ser um espaço de troca de experiências dentro do universo do autismo”.

A primeira mesa de debates contou com as palestras: “Atualização em Autismo”, com a Dra. Nathália Moriguti, “Uso de medicação no Autismo”, com o Dr. Leonardo Muniz, “Altas habilidades e Autismo”, com a Dra. Laura Carvalho Mansur. A segunda etapa contou com “Autismo em bebês, algumas pistas”, com a psicopedagoga Odila Mansur; “Novas perspectivas de ensino de fala para crianças com Autismo”, com o fonoaudiólogo Dyego Oliveira; “Contribuição da gamificação como estratégia de ensino na inclusão escolar”, com o Prof. Tarcísio Carneiro e “A luta diária pela inclusão: principais desafios”, com o vereador Leon Gomes.

O Diretor-Geral da FMC, Edilbert Pellegrini afirmou na abertura do evento que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição cada vez mais frequente na sociedade e que ganha com a realização do seminário, mais visibilidade, compreensão e, sobretudo, respeito por todos. O evento foi fundamentado na premissa de que a educação gera empatia e que empatia, gera respeito. “Quando cultivamos empatia, criamos ambientes mais inclusivos e esse respeito gerado pela empatia não é apenas desejável, mas essencial para o desenvolvimento saudável de indivíduos com autismo e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”. Disse ainda que com ações como esta, que a FMC vem conquistando selos de qualidade como o de Responsabilidade Social e da ODS Educação, que qualificam a instituição como incentivadora de melhorias sociais para a comunidade.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes