Sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Impasse entre Regulação Estadual em hospitais credenciados provoca atrasos e protestos

Impasse da Regulação Estadual atrasa cirurgias; moradores protestam no Ferreira Machado

10/10/2025 às 12h03 10/10/2025 às 14h17 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Moradores protestam por atrasos em cirurgias de hospitais credenciados pelo estado / Foto: Reprodução / Manchete RJ

Uma manifestação em Campos dos Goytacazes, realizada nesta quinta-feira (10/10) em frente ao Hospital Ferreira Machado, bloqueou trechos da BR-101. Familiares e moradores protestaram contra a demora na liberação de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), consequência da gestão do Governo do Estado e da Regulação Estadual de Saúde, que têm contribuído para atrasos em hospitais credenciados e podem gerar novos casos semelhantes.

Recentemente, o Ururau publicou (AQUI) a história de Juliene Barreto, 28 anos, diagnosticada com carcinoma invasivo na língua, que enfrentou situação parecida. Na ocasião, um dos hospitais credenciados havia paralisado temporariamente os agendamentos do SUS devido a divergências sobre repasses e valores de atendimento, incluindo a exigência do pagamento do piso nacional da enfermagem — situação que não se aplica à unidade, que não é filantrópica, mas acabou gerando atrasos que impactaram pacientes do SUS.

Segundo fontes, o impasse entre a Regulação Estadual de Saúde e os hospitais credenciados tem contribuído para atrasos recorrentes no agendamento de cirurgias de alta complexidade. A fila reprimida afeta todo o Norte Fluminense e aumenta o risco de avanço da doença entre pacientes que dependem exclusivamente do SUS para tratamento.

No caso de Juliene, a família conseguiu arrecadar o valor necessário para realizar a cirurgia de forma particular por meio de uma vaquinha virtual divulgada pelo Ururau, garantindo o procedimento, incluindo exames e despesas hospitalares.

De acordo com o Hospital Ferreira Machado, a paciente citada na manifestação ainda não tem diagnóstico de câncer. Todo o material já foi coletado para exame imunohistoquímico, cujo resultado leva cerca de 30 dias. A paciente está sendo bem assistida e foi transferida, no início da tarde desta sexta-feira (10), para o Hospital Álvaro Alvim.

Especialistas alertam que atrasos em cirurgias podem agravar o quadro clínico dos pacientes, tornando urgente a adoção de medidas que garantam rapidez na regulação e coordenação com hospitais credenciados. A manifestação em frente ao Hospital Ferreira Machado reflete a indignação da população com a demora no atendimento e reforça a necessidade de soluções imediatas por parte do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Assista ao vídeo da manifestação no Instagram do Ururau, participe do debate e deixe sua opinião nos comentários. Compartilhe sua visão sobre o assunto.
Acompanhe o Ururau no Instagram @ururaunoticias para mais informações, vídeos e atualizações em tempo real.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes