Inverno: Saiba como combater as doenças respiratórias da estação

Facebook Whatsapp Twitter
Sexta-feira, 14 de agosto de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Vídeos: Preso homem suspeito de assassinar vigilantes em Campos

Policiais prenderam no início da tarde sexta-feira (14/08), o homem suspeito de assassinar os dois vigilantes na madrugada desta sexta-feira, no interior do campus Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF). ... continuar lendo

Saúde

Inverno: Saiba como combater as doenças respiratórias da estação

Facebook Whatsapp Twitter

03/07/2020 às 11h13 Aline Mendes

Reprodução
As doenças típicas de inverno podem atingir a população de forma geral, mas o grupo composto por pessoas com pré-disposição genética às alergias, sedentárias, obesas, entre outras.

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

A chegada do inverno, época mais fria do ano e que apresenta variações bruscas de temperatura, aumenta os quadros alérgicos e infecciosos de doenças respiratórias como resfriados, gripes, rinite alérgica, asma, sinusite e pneumonia. Nesta época do ano, a temperatura mais fria, o ar mais seco e uma tendência maior de as pessoas ficarem em ambientes fechados favorecem a circulação e transmissão de fungos, vírus e bactérias. As consultas médicas com especialistas da rede municipal de saúde aldeense, entre eles o pneumologista, são realizadas na Policlínica, mas seguindo algumas dicas, é possível prevenir e amenizar a incidência de doenças típicas dessa estação do ano.

Segundo o pneumologista Marcus Vinícius Fonseca de Oliveira, é preciso que a pessoa se atente aos primeiros sinais da doença no corpo, pois tratar um quadro alérgico, logo no início, evita complicações. “As doenças alérgicas, quando não são bem tratadas, se predispõem aos quadros infecciosos, como pneumonias e sinusites bacterianas. Sinais alérgicos são alertas para evitar quadros mais difíceis e agravados”, destacou o médico.  

Grupo mais atingido  

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

As doenças típicas de inverno podem atingir a população de forma geral, mas o grupo composto por pessoas com pré-disposição genética às alergias, sedentárias, obesas, com comorbidades como hipertensão, diabetes e doenças da tireoide, com doenças crônicas, idosos e crianças são as mais acometidas nessa época. Esses pacientes requerem mais atenção. De acordo com o especialista, doenças alérgicas precisam de regularidade para a eficiência do tratamento.

“Pessoas que já têm histórico alérgico e fazem tratamento precisam respeitar esse cuidado. Infelizmente os pacientes melhoram e tendem a abandonar o tratamento, interrompendo a regularidade e ficando expostos à possibilidade de uma recaída ou piora no quadro. Em tempos de maior incidência do frio e oscilação de temperatura, é essencial que as pessoas evitem também a exposição ao ar-condicionado ou ventiladores”, orientou o pneumologista.

Cuidados com o ambiente

Alguns cuidados adotados para se prevenir contra o coronavírus, como lavar bem as mãos, cobrir a boca ao espirrar ou tossir e usar máscara, ajudam a evitar também outras doenças respiratórias. Com a pandemia e a necessidade de isolamento domiciliar, as pessoas estão passando mais tempo em suas casas, fato que também merece atenção, segundo o pneumologista Marcus Vinícius Fonseca de Oliveira.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 “Não podemos nos descuidar dos espaços nos quais passamos a maior parte do nosso tempo, como a casa e o trabalho. Todo o cuidado com esses lugares é importante, já que nós somos fruto do ambiente no qual vivemos. Se estamos em um espaço sadio, com ar puro e pessoas equilibradas, vamos ter maior probabilidade de uma boa saúde física e mental. Precisamos respeitar as medidas preventivas para evitar a COVID-19 e cuidar dos locais onde convivemos com família e colegas de trabalho”, alertou.

Principais doenças

Entre os quadros respiratórios mais conhecidos, as principais doenças que acometem a população são rinite alérgica, sinusite, gripe, resfriado, asma, entre outras. Além dos cuidados com a saúde, é necessário manter outras ações preventivas como, boa alimentação, manter padrões de limpeza adequados, combater a umidade, lavar agasalhos e cobertores antes de usar, não deixar animais dentro de casa, retirar dos cômodos livros ou almofadas que acumulem poeira, evitar cigarro no ambiente doméstico, entre outras. 

Fonte: Ascom

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o https://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso