Segunda-feira, 01 de setembro de 2025

Mais de 2,4 toneladas de café impróprio são apreendidas em fábricas de Campos

Operação do Mapa encontra grãos mofados, impurezas e rótulos irregulares em quatro fábricas do Norte Fluminense

01/09/2025 às 17h00 01/09/2025 às 17h02 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Fiscais apreendem café com impurezas em fábricas de Campos / Foto: Reprodução

Campos dos Goytacazes – Uma operação de fiscalização realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) entre os dias 27 e 29 de agosto resultou na apreensão de mais de 2,4 toneladas de café impróprio para o consumo humano em quatro fábricas localizadas em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

De acordo com o Mapa, foram encontrados grãos mofados, ardidos e com impurezas, como paus e cascas, em lotes de café cru e torrado. Além disso, fiscais identificaram o uso de rótulos irregulares de diferentes marcas.

No total, 1.070 kg de café foram destruídos imediatamente e outros 1.350 kg recolhidos para análise laboratorial. Três bobinas de rótulos também foram inutilizadas para evitar que chegassem ao mercado.

A operação contou com apoio do Procon-RJ, da Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro (Sedcon) e da Polícia Militar.

Empresas terão 90 dias para se adequar

As fábricas autuadas receberam prazo de 90 dias para corrigir falhas estruturais, de higiene e de controle de qualidade. Também terão que implantar sistemas formais de classificação e rastreabilidade das matérias-primas utilizadas na produção.

Segundo a legislação brasileira, o café pode conter até 1% de impurezas. Os lotes inspecionados, porém, apresentavam índices muito acima do permitido, representando risco à saúde do consumidor.

Caráter preventivo

De acordo com o chefe do Serviço de Combate a Fraudes do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Celso Franchini, a ação tem caráter preventivo, tanto para proteger os consumidores quanto para garantir concorrência leal no setor.

“A união de esforços entre diferentes órgãos de fiscalização fortalece a capacidade de resposta do Estado contra práticas que afetam a saúde pública e a competitividade do setor produtivo”, destacou Franchini.

As marcas envolvidas só serão divulgadas após a conclusão dos laudos técnicos.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes