Segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Mais quatro marcas de azeite são reprovadas e total de produtos impróprios chega a 25

Mapa amplia lista de azeites irregulares e alerta consumidores

13/11/2025 às 11h17 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Mapa identifica quatro novas marcas de azeite impróprias para consumo e reforça alerta / Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, nesta quarta-feira (12), a reprovação de quatro novas marcas de azeite consideradas impróprias para consumo. Com a atualização, o número de produtos desclassificados ou recolhidos do mercado em 2025 chegou a 25, resultado de ações conjuntas do Mapa e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As marcas Royal, Godio, La Vitta e Santa Lucia foram desclassificadas após análises laboratoriais confirmarem a presença de óleos vegetais de outras espécies em suas composições. O Mapa determinou o recolhimento imediato dos lotes irregulares e reforçou que o azeite Santa Lucia já havia sido reprovado anteriormente, em junho deste ano.

As fraudes no setor chamam a atenção por enganar o consumidor e mascarar produtos que não possuem as propriedades e a qualidade do azeite de oliva. Além das adulterações, parte das proibições decorre de irregularidades fiscais, como a ausência de registro na Receita Federal, o que impede a rastreabilidade da origem dos produtos.

O ministério orienta que quem comprou algum dos azeites reprovados interrompa o uso imediatamente e solicite substituição do produto com base no Código de Defesa do Consumidor. Caso identifique a venda de itens irregulares, o cidadão pode registrar denúncia no canal oficial Fala.BR, utilizado para comunicar irregularidades ao governo federal.

O Mapa alerta ainda que o comércio desses produtos é considerado uma infração grave, sujeita a punições. Para evitar riscos, os consumidores devem verificar cuidadosamente os rótulos e desconfiar de embalagens que imitam marcas conhecidas.

Confira as 25 marcas de azeite consideradas impróprias em 2025:
Azapa, Doma, Alonso, Quintas D'Oliveira, Almazara, Escarpas das Oliveiras, La Ventosa, Grego Santorini, San Martín, Castelo de Viana, Terrasa, Casa do Azeite, Terra de Olivos, Alcobaça, Villa Glória, Santa Lucia, Campo Ourique, Málaga, Serrano, Vale dos Vinhedos, Los Nobles, Ouro Negro, Royal, Godio e La Vitta.

As ações de fiscalização seguem em todo o país e novas análises devem ampliar o controle sobre o mercado de azeites de oliva, garantindo mais segurança e transparência ao consumidor brasileiro.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes