Terça-feira, 16 de abril de 2024

O que é nutrição capilar e como fazer?

20/02/2020 às 10h46 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A nutrição capilar consiste na reposição de lipídios / Foto: Reprodução

A nutrição capilar consiste na reposição de lipídios (gorduras) que compõem o fio. Ela é indicada, principalmente, para pessoas que possuem algum tipo de química, tintura ou alisamento no cabelo.

Algumas características dos fios podem indicar a necessidade de nutrir o cabelo. Entre elas estão:

Cabelos ressecados

Quebradiços

Opacos

Porosos

Além disso, a nutrição também é indicada para pessoas com cabelos cacheados. Devido a curvatura dos fios, a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas, podendo dar um aspecto mais ressecado para esse tipo de cabelo.

Benefícios

De acordo com a dermatologista Simone Stringhini, o cabelo ressecado é causado pela falta de óleo, e não de água. Logo, um dos maiores benefícios proporcionados pela nutrição é a hidratação e maciez dos fios.

Outros benefícios da nutrição são:

iminuição de frizz

Aumento do brilho

Diminuição das pontas duplas

A nutrição também é responsável por manter a hidratação nos cabelos por mais tempo. A aplicação das gorduras serve como uma selagem nos fios, fazendo com que os nutrientes potencializem seu efeito no cabelo.

Como fazer a nutrição capilar

1º passo: Lave os cabelos com shampoo

2º passo: Aplique uma máscara de tratamento rica em óleos

3º passo: Deixe agir por 20 minutos

4º passo: Enxágue

5º passo: Aplique o condicionador e enxágue novamente

6º passo: Finalize como de costume.

Marina Marques, terapeuta capilar, recomenda a aplicação de um leave in térmico para quem for usar secador, chapinha ou difusor depois do tratamento. Assim, os fios serão protegidos do calor, não atrapalhando no efeito da hidratação.

Nutrição capilar caseira

O ovo é um dos ingredientes mais utilizados por aqueles que optam por tratamentos caseiros na hora de nutrir os fios. Por ser rico em lípidos e aminoácidos que proporcionam benefícios para a saúde do cabelo, esse alimento é uma das opções para realizar a nutrição capilar caseira.

O hair stylist Rafael Fagundes explica que a gema do ovo é a parte que deve ser utilizada durante o tratamento: "É necessário peneirar a gema e somar com a máscara de nutrição", conta.

Depois de realizar essa mistura, basta lavar os cabelos com shampoo e aplicar o tratamento, enxaguando após 20 minutos.

Umectação

Um dos meios mais populares de nutrir os fios é através da umectação capilar. Nessa técnica, o cabelo é enluvado com óleos, podendo manter o produto nos fios por mais de 20 minutos, o que é o caso da umectação noturna, onde o óleo é mantido no cabelo durante a noite.

Alguns ingredientes usados durante a umectação são o óleo de coco, de rícino e até mesmo o azeite de oliva.

Óleo no couro cabeludo faz bem?

Durante a umectação, muitas pessoas acabam aplicando óleo, principalmente o de rícino, na raiz do cabelo, a fim de acelerar o crescimento dos fios. Porém, de acordo com a dermatologista Simone Stringhini, essa prática não é recomendada.

"Em nenhum caso o óleo deve ser aplicado na raiz. Fazer isso não traz nenhum ganho e ainda pode causar acne e foliculite, pelo excesso de óleo no couro cabeludo", explica a especialista.

Nutrição no cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de tratamento programada de forma livre, de acordo com a necessidade de cada cabelo. Ela consiste em três etapas diferentes:

Hidratação

Nutrição

Reconstrução

A fase da nutrição é repetida uma vez por semana, garantindo que a hidratação do cabelo dure por mais tempo. Assim, essa etapa é essencial para que o cronograma traga resultados positivos para quem o segue.

Fonte: Minha Vida

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes