Terça-feira, 16 de abril de 2024

Os exercícios beneficiariam até a placenta durante a gestação

05/09/2019 às 10h56 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Nas cobaias grávidas induzidas a andar na esteira, houve redução na carga de gordura e glicose no sangue, / Foto: Reprodução

A capacidade de os exercícios físicos melhorarem a função da placenta, órgão responsável por transferir nutrientes e oxigênio da mãe para o bebê, foi a grande descoberta de uma pesquisa com animais da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos.

Nas cobaias grávidas induzidas a andar na esteira, houve redução na carga de gordura e glicose no sangue, o que não só teve repercussão positiva na placenta como também apresentou um efeito protetor aos filhotes.

“A atividade física libera substâncias anti-inflamatórias que aprimoram o metabolismo da mãe e a formação da placenta, com consequências para a prole”, explica a obstetra Fernanda Surita, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Claro que, por ser um experimento com animais, devemos ter cautela com a interpretação dos dados. Mas, na verdade, essa investiga é mais uma entre inúmeras que reforçam a importância do exercício orientado durante a gravidez.

As práticas mais seguras durante a gravidez

Caminhada: exercício de baixo impacto, melhora a circulação sanguínea e fortalece membros inferiores e a pelve.

Hidroginástica: movimenta todos os músculos do corpo, sobretudo o assoalho pélvico, o que facilita o parto normal.

Alongamento: como trabalha a oxigenação dos músculos, promove relaxamento e previne dores lombares.

O que é melhor evitar

Jogos em equipe: esportes de contato com bola, como futebol e basquete, elevam o risco de choques contra o abdômen.

Ciclismo: o problema aqui são desequilíbrios e quedas, uma vez que o centro de gravidade se altera com o crescimento da barriga.

Mergulho: sem contar o enjoo no trajeto, o feto pode ser prejudicado pela alta pressão do fundo das águas.Os exercícios beneficiariam até a placenta durante a gestação

Fonte: Saúde Abril

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes