Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Outubro Rosa: Desfile marca o 'Dia de Conscientização Sobre o Câncer de Mama'

Evento foi realizada nesta quinta-feira (14), na Praça do Santíssimo Salvador

14/10/2021 às 20h38 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Evento foi realizada nesta quinta-feira (14), na Praça do Santíssimo Salvador / Foto: Divulgação

Um desfile marcou a programação do “Dia de Conscientização Sobre o Câncer de Mama”, realizado nesta quinta-feira (14/10), na Praça do Santíssimo Salvador. Na passarela, 16 mulheres em tratamento e outras que já se curaram deram exemplo de superação. A apresentação foi acompanhada pela primeira-dama Tassiana Oliveira e pela vice-primeira-dama Carla Paes. Depois do desfile, as “guerreiras”, como foram chamadas, receberam um buque de rosas em forma de agradecimento pela participação.  

A ação na praça começou às 9h da manhã e durou todo o dia. Neste período, cerca de 1.100 mulheres puderam aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia, agendar o exame de mamografia, calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC), dentre outros serviços.

Priscila de Campos Mourão Carvalho, de 37 anos, esteve visitando o stand e lá pode contar a sua história para as mulheres que esperavam pelo agendamento. Ela disse que descobriu o câncer de mama através do autoexame feito em casa. Passou por cirurgia e está em tratamento da doença. “Fiz a cirurgia, quimioterapia e radioterapia e, agora, sigo em tratamento, com apoio da minha família e amigos. Gostaria de dizer para todas as mulheres que façam o autoexame, que não tenham medo do cabelo cair, pois os pelos depois crescem. O importante é ter saúde e se cuidar”, disse.  

Ainda, durante a programação, foi oferecido corte de cabelo pelas intuições de apoio às mulheres com câncer, como os Institutos Sawana e Amigas Guerreiras, além do Instituto Nélia. Os cabelos serão usados para confecção de perucas para pacientes oncológicas. 

A pequena Paola de Oliveira Teixeira, de 7 anos, foi uma das voluntárias no corte de cabelo para confecção de perucas. O gesto foi incentivado pela mãe, Mayda Paola de Oliveira Reis, e motivo de alegria para a menina. “É muito legal saber que posso ajudar as pessoas”, disse a pequena. “Já tínhamos essa ideia há um tempo. Daí surgiu a oportunidade para hoje e resolvemos doar. É necessário ajudar o próximo”, completou a mãe. 

O evento foi aberto pelo prefeito Wladimir Garotinho, que estava acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira, e do secretário de Saúde, Paulo Hirano.

“Estamos praticamente zerando a fila pública de exame de mamografia. Instalamos o mamógrafo que era um sonho de mais de 20 anos da população. Quem procurar o Centro de Referência será bem atendido não só hoje, mas todos os dias”, disse Wladimir, ressaltando que “a mulher é o esteio da família e estamos aqui para cuidar dela o ano todo”.

A Secretaria de Saúde está oferecendo mais de 7 mil serviços para as mulheres este mês. Entre eles, estão os 3.300 exames de mamografia que podem ser agendadas durante o evento na praça ou pelo sistema eletrônico Consulta Fácil (AQUI). 

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, lembrou que toda mulher deve buscar sempre fazer o autoexame, a procurar um especialista e, também, fazer o exame de mamografia. “É muito importante que as mulheres estejam atentas, pois o diagnóstico precoce é fundamental para que possamos obter um resultado melhor no tratamento. Todas as vezes que fazemos um diagnóstico precoce do câncer, a chance de cura e sucesso no tratamento são maiores e é isso que nos interessa”, ressaltou.
 

Fonte: Prefeitura de Campos

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes