Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Pacientes curados que testam positivo não transmitem Covid-19, diz estudo

20/05/2020 às 14h23

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Pesquisa da Coreia do Sul mostrou que pessoas com resultado positivo para o coronavírus semanas após a recuperação não são capazes de transmitir a infecção

Pacientes que testam positivo para coronavírus semanas após estarem recuperados da Covid-19provavelmente não são capazes de transmitir a infecção. É o que mostra um estudo feito pela Coreia do Sul. A descoberta, divulgada na segunda-feira, 18, é um sinal positivo para regiões que desejam relaxar o isolamento à medida que mais pessoas se recuperam da doença, de acordo com informações da Bloomberg.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores do Centro Coreano de Controle e Prevenção de Doenças analisaram 285 sobreviventes da Covid-19 que deram positivo para o coronavírus após estarem curados, conforme havia indicado um resultado negativo anterior.

Alguns pacientes testaram positivo para coronavírus novamente cerca de 82 dias após serem infectados. Por outro lado, quase todas as pessoas submetidas a exames de sangue tinham anticorpos contra o vírus. A pesquisa mostrou que o resultado positivo do teste RT-PCR nesses pacientes acontece porque o exame, que analisa partículas do vírus, não consegue distinguir entre partículas mortas e vivas, potencialmente dando a impressão errada de que alguém que dá positivo para o vírus permanece infeccioso.

Os cientistas concluíram que os chamados pacientes re-positivos não espalharam nenhuma infecção persistente e as amostras de vírus coletadas não puderam ser cultivadas em cultura, indicando que os pacientes estavam eliminando partículas não infecciosas do vírus ou mortas.

Essas evidências sugerem que aqueles que se recuperaram da Covid-19 não apresentam risco de espalhar a doença após o relaxamento das medidas de distanciamento social. De acordo com informações da Bloomberg, as autoridades de saúde da Coreia do Sul não considerarão mais as pessoas infecciosas depois de se recuperarem da doença. Essas pessoas também não precisarão realizar novos testes RT-PCR para obter um resultado negativo antes de voltarem ao trabalho ou à escola depois que se recuperarem da doença e completarem o período de isolamento.

“Sob os novos protocolos, nenhum teste adicional é necessário para os casos que receberam alta por isolamento”, disse o CDC coreano em um relatório. A agência disse que agora irá se referir a casos “re-positivos” como “PCR re-detectados após alta do isolamento”.

Fonte: Veja

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes