Sábado, 06 de setembro de 2025

Pacientes que aguardam por cirurgia bariátrica devem procurar o Núcleo nesta segunda

05/09/2025 às 20h59 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Os pacientes foram classificados em três grupos, sendo os primeiros aqueles que já estão liberados para a cirurgia / Foto: Kelly Maria / Divulgação

A partir desta segunda-feira (8), pacientes que já estão inseridos no sistema da Subsecretaria de Regulação em Saúde, antigo Núcleo de Regulação, aguardando em fila por cirurgia bariátrica, devem comparecer ao local para dar início aos processos. O Mutirão de Cirurgias foi lançado oficialmente nessa quarta-feira (3) pelo prefeito Wladimir Garotinho e o vice-prefeito Frederico Paes e prevê a realização de 1.617 procedimentos, sendo 330 cirurgias bariátricas.

Os pacientes foram classificados em três grupos, sendo os primeiros aqueles que já estão liberados para a cirurgia. Todos devem estar com o risco cirúrgico pronto dentro do prazo estabelecido (seis meses) e ter feito as terapias e consultas, além de atendimento com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e cirurgião. Após está conferência, os pacientes serão encaminhados para a consulta e marcação da cirurgia.

O segundo grupo são os pacientes com risco cirúrgico vencido. Esses devem procurar a Subsecretaria de Regulação em Saúde para realizar novos exames e, em seguida, marcar consulta de risco cirúrgico. Após serem liberados, passarão pela consulta de cirurgia e terão o procedimento agendado.

Já o terceiro grupo são os pacientes em fila. Esses deverão iniciar o processo, marcando a primeira consulta para cirurgia bariátrica. Nesse caso, será seguida a ordem cronológica da inserção de solicitação.

PROCEDIMENTOS — As cirurgias serão realizadas no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campos e Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). Os recursos são provenientes de emendas parlamentares, por meio do deputado federal Eduardo Bandeira de Mello e do Ministério da Saúde, sendo esse destinado diretamente para a Santa Casa.

 

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes