Sábado, 13 de dezembro de 2025

Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso

Equipe vai apresentar um relato de experiência nos dias 16 e 17 de maio, em Vitória

15/05/2025 às 09h12 Igor Azeredo

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Equipe vai apresentar um relato de experiência nos dias 16 e 17 de maio, em Vitória / Foto: Girlane Rodrigues / Divulgação

O Hospital Geral de Guarus (HGG) representará Campos no I Congresso Capixaba de Ciências Farmacêuticas, que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio de 2025, em Vitória, capital do Espírito Santo. O projeto de pesquisa, no formato de relato de experiência, foi aprovado pela comissão técnica do congresso e destaca o uso racional de medicamentos, além da implantação do serviço de Farmácia Clínica no HGG.

Os autores do estudo são os farmacêuticos Taciana Pessanha, Maycon Almeida, Stella Lobo, Priscila Pessanha e a técnica em farmácia Vytoria Aparecida Lipos. A iniciativa foi aplaudida pela direção do hospital.

“É o nome do HGG sendo levado para outro estado de forma muito positiva. E isso porque estamos indo além da tradicional rotina hospitalar. Nossa equipe está atenta à inovação que reflete diretamente no cuidado ao paciente. É um projeto de humanização que deu tão certo que está se tornando referência”, comemorou o superintendente do HGG, médico Vitor Mussi.

A diretora clínica do HGG, médica Luisa Barreto, explica que o projeto começou a funcionar há um ano, no setor de Clínica Médica, e os resultados alcançados são satisfatórios e significativos.

“A equipe da farmácia vai ao leito atender o paciente internado e avalia a relação dos medicamentos que ele utiliza em seu dia a dia e compara com os medicamentos usados durante a internação. É um trabalho que vai além da prescrição médica específica pelo motivo que levou o paciente ao hospital. Os farmacêuticos buscam entender esse paciente como um todo para um melhor resultado na sua internação e no seu período de alta”, conta.

A farmacêutica Stella Lobo acrescenta: “Nós conversamos com o paciente sobre toda a farmacoterapia instituída, avaliamos necessidades e interações medicamentosas, fazemos a conciliação dos remédios de uso domiciliar com os medicamentos prescritos no hospital. Após esse levantamento, é expedida uma recomendação para avaliação médica, a qual normalmente é acatada ou justificada, tendo em vista a relação risco-benefício de cada caso”, disse.

A coordenadora da Farmácia do HGG, farmacêutica Taciana Pessanha, falou sobre a expectativa para a apresentação dessa experiência de um ano de trabalho. “As farmacêuticas que vão ao leito estão preparadas para a apresentação. Elas se dedicaram a essa rotina de atendimento pelos últimos 12 meses, e para celebrar esse momento especial, foram reunidos os detalhes dos casos que mais chamaram a atenção durante o período de internação do paciente. Estamos todos na expectativa”, finalizou Taciana.

Fonte: Prefeitura de Campos

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes