Quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira

27/08/2025 às 17h48 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
No decorrer de cinco dias, os técnicos de combate às endemias irão percorrer 7.832 imóveis, distribuídos em 603 quarteirões / Foto: Kelly Maria / Divulgação

Com objetivo de monitorar o Índice de Infestação Predial (IIP) para Aedes aegypti e Aedes albopictus, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai realizar o 3º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa de campo ocorrerá entre os dias 1º e 5 de setembro em 99 bairros da área urbana da cidade, mapeados em 19 estratos. No decorrer desses cincos dias, os técnicos de combate às endemias irão percorrer 7.832 imóveis, distribuídos em 603 quarteirões. 

Durante o trabalho, os profissionais irão, por exemplo, vistoriar residências, comércios e terrenos baldios para identificar focos do mosquito e também os depósitos predominantes para oviposição. “Estamos mobilizando 100 profissionais entre agentes, supervisores e técnicos do laboratório. O LIRAa permite identificar as áreas com maior concentração de foco do mosquito e os principais tipos de recipientes usados pela fêmea para depositar os ovos”, explica o coordenador do Programa de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.

Todo o material coletado durante a pesquisa de campo será enviado para laboratório para análise entomológica e fornecer informações necessárias para otimizar e direcionar as ações de controle de vetor. “Temos encontrado poucos focos no trabalho diário, mas isso tem relação com o clima seco. O LIRAa vai apontar a realidade da infestação predial e assim podemos direcionar melhor as ações de controle do vetor. Já temos a densidade populacional que é monitorada pelo serviço de ovitrampa e também auxilia nessas ações”, disse Claudemir.

Nos levantamentos anteriores, o IIP para Aedes aegypti foram 4% em maio e de 6% em janeiro. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde é menor que 1%, que indica baixo risco de epidemia, por isso a importância da participação da população no processo de prevenção e cuidados para evitar água parada.

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes