A proteína C-reativa, também conhecida como PCR, é uma proteína produzida pelo fígado, cuja concentração sanguínea se eleva radicalmente quando há indicativo de processos inflamatórios ou infecciosos.
O nível da proteína é medido através de um exame de sangue comum, com o objetivo de avaliar a possibilidade de uma infecção, inflamação, risco de doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças reumáticas, traumatismos e outras condições sérias.
Embora o exame não indique onde há uma inflamação ou infecção, o aumento nos seus valores são preocupantes e precisam ser investigados. Além disso, quando o corpo está lidando contra um processo inflamatório, o exame de sangue também pode indicar um aumento de leucócitos, que são as células de defesa do corpo.
O que é o exame de PCR ultrassensível?
Quando o paciente já tiver histórico familiar ou precisar avaliar o risco de ter doenças cardiovasculares, como angina, infarto e AVC, o médico poderá indicar um PCR ultrassensível (PCR-us).
O método mensura a proteína em quantidades muito pequenas no sangue, proporcionando um diagnóstico mais precoce de processos infecciosos ou inflamatórios", diz Claudio Gonsalez, infectologista do Hospital Santa Paula.
Este teste é muito usado para avaliar o risco da pessoa desenvolver doença arterial coronariana, uma condição na qual as artérias do coração são estreitadas. A doença arterial coronariana pode levar a um ataque cardíaco.
A American Heart Association não recomenda o teste de PCR-us para todos. Em vez disso, o teste é mais útil para pessoas que têm 5 a 10% de chance de ter um ataque cardíaco nos próximos 10 anos. Esse nível de risco intermediário é determinado pela avaliação de risco global, que é baseada em escolhas de estilo de vida, histórico familiar e estado de saúde atual.
O teste também ajuda a determinar o risco de um segundo ataque cardíaco, já que as pessoas com alto nível de PCR-us que tiveram um ataque cardíaco são mais propensas a ter outro evento do que aquelas com um nível normal.
Indicações
Como abordado anteriormente, o PCR é indicado para investigação de doenças infecciosas e inflamatórias tanto para diagnóstico como para acompanhamento evolutivo das enfermidades.
O PCR pode ajudar no diagnóstico das seguintes condições:
* Lúpus
* Artrite reumatoide
* Infecções bacterianas
* Pancreatite aguda
* Apendicite
* Queimaduras
* Doença inflamatória no intestino
* Linfoma
* Infarto do miocárdio
* Acidente Vascular Cerebral (AVC)
* Doença inflamatória pélvica
* Sepse (infecção generalizada)
* Pós-operatório de alguma cirurgia (três primeiros dias)
* Tuberculose.
É importante alertar que somente o exame de PCR não é capaz de diagnosticar onde a inflamação está ocorrendo; por isso é preciso que testes complementares sejam feitos e que o médico e paciente estejam atentos a outros fatores de risco que contribuem para essas doenças.
Contraindicações
Segundo o cardiologista Ibraim Masciarelli, não existem contraindicações ao exame PCR, uma vez que para realização do exame é necessária uma coleta simples de sangue.
Apesar de não ser frequente, o cardiologista revela que as mulheres grávidas podem fazer o PCR.
A Polícia Civil está investigando uma briga entre duas alunas com o uso de uma lâmina de bisturi no banheiro de uma escola estadual em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste...
A mulher espancada com mais de 60 socos pelo namorado no elevador de um condomínio em Natal passou nesta sexta-feira (1º) pela cirurgia para restauração de ossos do rosto. Segundo Hospital Universitário Onofre Lopes...
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou Bruno Henrique nesta sexta-feira. O atacante do Flamengo pode ser suspenso por até dois anos por ter forçado dois cartões...
A Polícia Civil do Espírito Santo detalhou o modo de agir de Gustavo Ribeiro de Oliveira, de 37 anos, preso em São Paulo no dia 23 de julho, suspeito de aplicar...
A integração entre a Prefeitura de Macaé e as forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro reflete em resultados positivos para o município. Mais uma vez, a 123ª...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br