Sexta-feira, 29 de março de 2024

Pular corda ? 10 motivos para praticar já!

10/05/2019 às 11h49

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Que pular corda é uma atividade muito divertida isso muita gente sabe, mas você sabia que essa prática está cheia de benefícios? Confira, aqui, quais são! / Foto: Reprodução

Quem nunca pulou corda, mesmo que de brincadeira? Essa é uma pergunta que para quase 100% dos leitores terá a mesma resposta – sim, eu já pulei corda. Porque essa é uma atividade física que, antes mesmo de ser atividade física, era uma simples brincadeira.

Muito comum nas escolas, nos parques e nas ruas, com saltos de um pé só, rodopios, entra e sai, agachamento, enfim, a corda tem muitas variações que inventávamos quando estávamos brincando de pular com os amigos.

Mas, essa prática pode transcender de uma simples diversão para um exercício físico bem completo e cheio de benefícios para o corpo e a saúde.

Considerada uma atividade aeróbia com impacto, exercitar-se pulando corda ajuda a gastar calorias e a suar muito. 

10 BENEFÍCIOS DE PULAR CORDA

AJUDA A QUEIMAR CALORIAS E A EMAGRECER
Os exercícios considerados aeróbicos, como pular corda, utilizam de oxigênio para gerar energia e trabalhar uma grande quantidade de grupos musculares ao mesmo tempo, de forma rítmica.

Eles se caracterizam por serem de longa duração e menor intensidade, por isso as células musculares consomem mais oxigênio para produzir energia e manter o corpo trabalhando mais tempo.

Nosso metabolismo precisa, desse modo, agir de forma mais acelerada, queimando mais calorias e auxiliando na perda de peso.

MELHORA O CONDICIONAMENTO FÍSICO
Pular corda é uma atividade de movimentos repetitivos e que exige muito esforço corporal, com isso, o coração se obriga a trabalhar mais também, potencializando o condicionamento físico.

FORTALECE A MUSCULATURA DOS MEMBROS INFERIORES
O movimento de pular corda faz com que as pernas sustentem todo o peso do corpo durante o exercício. Essa sustentação, acompanhada do movimento de saltar, exige muito dos músculos dessa região do corpo, deixando-os mais fortes ao longo dos treinos.

APRIMORA A COORDENAÇÃO MOTORA
Sincronizar os saltos com as batidas da corda e os movimentos dos braços, tudo ao mesmo tempo, faz com que o cérebro trabalhe para coordenar todos os movimentos e se mantenha concentrado.
Desta forma a coordenação motora é aprimorada.

MELHORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA
Os exercícios, principalmente os aeróbicos, têm a capacidade de melhorar a circulação do sangue, ajudando-o a fluir melhor por entre as artérias. Isso provoca a redução dos riscos de acidentes vasculares.

AUMENTA A CAPACIDADE CARDIOVASCULAR
Os exercícios físicos, como pular corda, têm o poder de reduzir os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além de aumentar o consumo de oxigênio e a capacidade cardiovascular.

FORTALECE A ESTRUTURA ÓSSEA
O impacto gerado pelos saltos, durante o exercício de pular corda, estimula as células responsáveis pela formação dos ossos. E são elas que também definem a densidade dessa estrutura óssea.

AUMENTA A AGILIDADE
Com o passar dos treinos, a capacidade de pular ainda mais rápido e de formas diferentes fará você aumentar suas fibras musculares, estas que fazem acelerar os movimentos e aumentar a sua agilidade.

É DE BAIXO CUSTO E NÃO PRECISA DE LOCAL APROPRIADO
Um ótimo benefício de pular corda é que pode ser feita em qualquer lugar, até mesmo num espaço pequeno. Só é preciso ter uma altura mínima para que a corda ultrapasse todo o seu corpo (de cima a baixo) sem bater no teto – e ter uma corda apropriada para sua estatura (trataremos disso logo abaixo).

REDUZ O STRESS E MELHORA A SAÚDE MENTAL
Exercícios físicos liberam hormônios, como as endorfinas. Estas ajudam a promover um relaxamento natural do corpo (como um efeito analgésico), bem como a aliviar a dor e a controlar as emoções.
Ao serem liberadas, as endorfinas proporcionam sensação de prazer e bem-estar.

OBSERVAÇÕES PARA QUEM QUER COMEÇAR A PULAR CORDA                                                                                                                                    É importante saber dos cuidados mínimos que temos que tomar antes de iniciar uma atividade física. Principalmente quando essa é de impacto e aeróbica. Confira as principais dicas:

ESCOLHENDO A CORDA CERTA…
Para garantir um exercício com qualidade, é preciso ter o material adequado. Antes de comprar sua corda, certifique-se de que ela tem o tamanho ideal para a sua estatura.

Fique ereto e pise no centro da corda, o ideal é que as pontas cheguem na altura da sua axila – pessoas com até 1,50m precisará de uma corda em torno de 2,45m; pessoas entre 1,50 e 1,80m, corda em torno de 2,65m; e pessoas acima de 1,80m, corda medindo em torno de 2,85m.

As cordas um pouco mais longas fazem movimentos mais lentos, o que é uma vantagem para quem está iniciando e ainda aprendendo o movimento.

Depois que se aprimorar, você poderá reduzir a corda para deixa-la ainda mais rápida.

ANTES DE COMEÇAR É IMPORTANTE SEGUIR ESSES PASSOS…

Fazer um exercício de aquecimento articular é muito importante para evitar lesões e desconfortos indesejáveis. Movimentos circulares como rotação de quadril, ombros, tornozelos e punhos são bons exemplos antes de começar a pular.

Escolher tênis e roupas apropriadas também faz a diferença para o conforto do seu exercício. Há tênis específicos para a prática de exercícios com impacto, que ajudarão a proteger as articulações de tornozelos, joelhos e quadril.

Para aqueles que não são acostumados com práticas de atividade física, o ideal é começar mais leve, com treinos curtos. Com o passar dos dias, o corpo vai e acostumando e você poderá aumentar o tempo e a intensidade gradativamente.

QUEM NÃO PODE PULAR CORDA…

Por mais que seja um exercício simples e que faça parte da infância da maioria das pessoas, temos que ter alguns cuidados antes de começar a praticar com regularidade.

Se você sente dores nas articulações (tornozelos, joelhos, quadril, ombros, cotovelos) ou sente dores na coluna, procure um médico e verifique o motivo das dores. Só depois da aprovação do profissional inicie a atividade.

Todo exercício gera inúmeros benefícios à saúde, basta ter as orientações certas e tomar as devidas precauções.

Para potencializar ainda mais os esforços e melhorar a qualidade de vida e a saúde, nada como equilibrar a alimentação, também. Atividade física regular, mais a alimentação saudável é a soma perfeita para viver melhor e com qualidade.

Fonte: Quero Viver Bem

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes