Quinta-feira, 15 de maio de 2025

Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face

14/05/2025 às 10h59 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Com fraturas múltiplas no rosto, paciente passou por cirurgia imediata no centro cirúrgico do HFM, que mobilizou equipes de buco maxilo e cirurgia geral / Foto: Reprodução

Um grave acidente ciclístico no Morro do Itaoca, em Campos, mobilizou a equipe de emergência do Hospital Ferreira Machado (HFM), que mais uma vez reafirmou seu papel como referência no atendimento a traumas de alta complexidade. A vítima, um homem com extensos ferimentos na face, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros Militar e encaminhada diretamente ao HFM, onde recebeu atendimento imediato da equipe multidisciplinar de urgência e emergência.

Ao chegar ao hospital, o paciente apresentava múltiplas fraturas faciais e feridas nos lábios superior e inferior, com exposição que se assemelhava a um quadro de lábio leporino, além de lesões na asa nasal. “Fomos informados com antecedência sobre a chegada do paciente e já mobilizamos o centro cirúrgico para recebê-lo. Ao avaliarmos a gravidade das lesões, foi necessário acionar a Cirurgia Geral para a realização de uma traqueostomia, evitando o risco de asfixia mecânica devido à obstrução das vias aéreas”, explicou o cirurgião Buco Maxilo Facial, Luiz Rodrigo Côrtes Lopes.

O atendimento de emergência envolveu a realização de uma tomografia pré-operatória, que confirmou fraturas no maxilar, além de duas fraturas mandibulares e a perda de diversos elementos dentários. Diante da complexidade do caso, a equipe de buco maxilo atuou com agilidade e precisão, iniciando o procedimento cirúrgico logo após os exames iniciais.

“A reconstrução foi iniciada utilizando os dentes remanescentes para fixação provisória da maxila e mandíbula com barras de Erick (uma espécie de aparelho dentário) e fios de aço. Com as fraturas estabilizadas, seguimos com as suturas, começando pela base da língua, depois língua, lábios e finalizando pela asa do nariz. Contamos com o apoio fundamental dos residentes do UNIFLU, que foram imprescindíveis durante o procedimento. Só a parte buco maxilo facial levou cerca de quatro horas”, relatou o cirurgião Luiz Rodrigo.

Após o procedimento, o paciente foi transferido para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), onde permaneceu em monitoramento contínuo. No dia seguinte, exames complementares foram realizados para acompanhamento da evolução clínica. Posteriormente, ele foi encaminhado para outro hospital, onde passou por outra cirurgia, dessa vez eletiva. Atualmente, ele se encontra em casa.

“Sabemos que recuperar 100% será difícil por conta da perda dentária, que afeta funções como a mastigação. Mas podemos dizer que o paciente teve 90% de sua funcionalidade restabelecida, o que já representa um excelente prognóstico frente à gravidade inicial do caso”, completou o dentista.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes