Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Saiba como combater o Aedes aegypti antes de viajar

16/01/2020 às 12h00 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O verão chegou e é hora de redobrar os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. / Foto: Reprodução

O verão chegou e é hora de redobrar os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Devido aos fatores climáticos, o período se torna favorável para o aumento do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Quem viaja deve trocar a água dos pratos de plantas por areia, deixar as caixas d’água e piscinas cobertas e evitar qualquer material que possa acumular água. A orientação é não dar oportunidade para o mosquito agir.

Além disso, ao chegar ao local de hospedagem, verifique cuidadosamente se há algum criadouro do mosquito e o elimine. Em passeios turísticos, utilize roupas que protejam o corpo contra picadas de insetos. 

Quem fala melhor sobre as formas de proteção do mosquito é o médico sanitarista da Fiocruz, Cláudio Maierovitch.

 “A principal prevenção para as três doenças refere-se a evitar a transmissão. É um mosquito que gosta de ficar perto das pessoas. Então é necessário um esforço de todos para eliminar as condições que favorecem a proliferação. Cada pessoa pode tomar medidas para que todos fiquem menos expostos aos mosquitos, mantendo telas nas portas e janelas de casa, usando roupas de mangas compridas, calça comprida, meias. O mosquito gosta muito de lugares escuros, então é muito frequente a picada embaixo das mesas. E o uso de repelentes também pode ajudar a reduzir o número de picadas”, explica.

Em caso de suspeita, é importante procurar o serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. 

Fonte: Agência do Rádio Mais

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes