Terça-feira, 20 de janeiro de 2026
Saúde

Saúde alerta para baixa adesão à segunda dose da vacina contra a dengue

Apenas 1.292 das 8.421 crianças e adolescentes que tomaram a primeira dose retornaram aos postos

Por Carla Ribeiro
20/01/2026 às 15h04

A vacina é uma das ferramentas mais eficazes no combate às complicações da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, garantindo uma proteção de até 90% / Foto: Kelly Maria / Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acende um alerta para o esquema vacinal contra a dengue no município. Das 8.421 crianças e adolescentes que iniciaram a imunização desde o ano passado, um número preocupante chama a atenção: apenas 1.292 retornaram aos postos para completar a proteção com a segunda dose.

A vacina é uma das ferramentas mais eficazes no combate às complicações da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, garantindo uma proteção de até 90% contra hospitalizações e 80% para não ter a doença. No entanto, essa eficácia só é plenamente alcançada quando o esquema de duas doses é finalizado.

“Estamos no período de sazonalidade da doença, onde o risco de transmissão aumenta. É fundamental que os pais e responsáveis compreendam que a proteção só é completa com as duas doses. Não adianta tomar a primeira e não voltar, pois a resposta imunológica não é suficiente para gerar anticorpos duradouros contra os quatro sorotipos da doença. Ou seja, com o esquema incompleto a pessoa continua exposta ao vírus”, alerta o coordenador do Programa Municipal de Imunização (PMI), Leonardo Cordeiro.

Outro dado importante é que 5.743 jovens estão com a vacina atrasada, ou seja, já ultrapassaram o intervalo recomendado de três meses entre a primeira e a segunda dose. “Pedimos aos responsáveis que levem seus filhos aos postos o quanto antes para garantir essa proteção. Não é necessário reiniciar o esquema, apenas completar com a segunda dose. Já os 1.386 que estão dentro do prazo, fiquem atentos ao calendário para não perderem a data de retorno”, reforça Leonardo.

A vacinação contra a dengue no município teve início em 9 de junho de 2025 para um público-alvo de 34.110, que compreende as faixas etárias de 10 a 14 anos, elegíveis pelo Ministério da Saúde para receber a vacinação. “Como os dados mostram, menos de nove mil compareceram aos postos para receber a vacina, refletindo baixa adesão também para a primeira dose, então esse chamado é também para as pessoas que ainda não receberam nenhuma dose da vacina”, completou o coordenador.

Para facilitar o acesso a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza diversos pontos de atendimento, sendo mais de 30 salas espalhadas pelo município, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Também tem o Centro Municipal de Imunização (Sede da Secretaria de Saúde) com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h.

Para receber o imunizante, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, documento com foto e o CPF. A vacina é segura e garante proteção contra os quatro sorotipos da dengue, quando administrada as duas doses.

 

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes