Quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Saúde aponta estabilização nas internações por Covid-19

Cenário mostra uma queda momentânea, mas há risco de novos aumentos

26/08/2025 às 21h38 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Apesar disso, a população deve continuar a se proteger com a vacina e com a higiene das mãos / Foto: Reprodução

A nova edição do Panorama Covid-19 divulgado nesta terça-feira (26/08) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) indica que o número de internações pela doença parou de crescer na última semana. Entretanto, três dos oito indicadores precoces da saúde apresentaram aumento: as taxas de positividade dos testes rápidos na rede particular; dos de RT-PCR analisados pelo LACEN-RJ; e o número de atendimentos de crianças com suspeita de Covid-19 em UPAs.

O cenário mostra uma queda momentânea nos casos graves da doença, mas há risco de novos aumentos no futuro. Por isso, as autoridades reforçam a importância de manter a vacinação em dia e adotar cuidados individuais, como o uso de máscaras e a higiene das mãos. O SUS também disponibiliza nas unidades públicas de saúde um tratamento para casos leves em pessoas acima de 65 anos ou imunocomprometidas, desde que iniciado nos primeiros cinco dias de sintomas.

Na terceira semana de julho, entre os dias 20 e 26, a taxa de positividade dos testes rápidos analisados na rede particular de laboratórios DASA era de 12,5%. Em agosto, entre os dias 10 e 16, o índice cresceu para 14,10%. 

Entre os testes de RT-PCR analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN-RJ) no mesmo período, a positividade passou de 10,7% para 16,7%. O número de atendimentos semanais à crianças em UPAs do estado com sintomas de Covid-19 passaram de 865 para 873. 

“Desde o início do ano, temos observado um predomínio da variante Ômicron em todas as semanas epidemiológicas, com a detecção de diferentes sub variantes. Vale destacar que a vacina que temos disponível reforça a proteção contra essa linhagem da doença, por isso é importante manter a caderneta em dia e não vacilar com a Covid-19”, explica a superintendente de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do estado, Luciane Velasque.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes