Domingo, 18 de maio de 2025

Saúde de SFI oferece tratamento odontológico gratuito de periodontia

15/05/2025 às 10h35 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Segundo o periodontista Cristiano Sardinha Costa, de 30% a 50% da população mundial sofre com o problema. / Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece diversas especialidades de saúde bucal na Clínica da Família Germano Barros Delgado. Entre elas, a periodontia. A especialidade é a área da odontologia que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os tecidos que suportam os dentes, como gengivas, ligamentos periodontais e osso alveolar. Na Clínica da Família, além do tratamento de raspagem, é feita também a cirurgia nas gengivas - tudo custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No primeiro quadrimestre de 2025, já foram realizados 144 atendimentos na área.

Segundo o periodontista Cristiano Sardinha Costa, de 30% a 50% da população mundial sofre com o problema. A periodontia é fundamental para a saúde bucal, pois as doenças periodontais, além da perda dos dentes, podem ter impacto na saúde geral do corpo, inclusive em doenças sistêmicas, como cardíacas, diabetes tipo 2, artrite reumatoide, mal de Alzheimer e problemas em gestantes.

— Nós estamos com a agenda sempre lotada, mas ainda assim percebemos que as pessoas precisam entender a necessidade do tratamento. Muitas estão marcadas e faltam ou não dão continuidade ao tratamento — ressaltou o dentista. De acordo com Cristiano, o tratamento varia de paciente para paciente. Mas antes de iniciar o tratamento, é necessário que o paciente obtenha o encaminhamento pelo dentista da clínica geral. “Nós iniciamos o tratamento com uma limpeza de raspagem e alguns pacientes necessitam de cirurgias nas gengivas para que ocorra o processo de saúde gengival”.

Moradora em Amontado de Santa Terrinha, a doméstica Denilsa dos Santos aprova o tratamento. “Eu estou gostando muito desde o início do tratamento. Eu primeiro fui ao postinho perto de onde moro, lá fiz o tratamento com o clínico geral e depois ele me encaminhou para cá. Estou muito satisfeita”, disse a paciente, que está em sua segunda sessão do tratamento de periodontia.

De acordo com a coordenadora da odontologia, Raquel Alves, como a partir deste mês de maio, os atendimentos foram ampliados, a expectativa é de que esses números subirão ainda mais.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes