Segunda-feira, 19 de maio de 2025

Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município

17/05/2025 às 15h13 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O processo é coordenado pelo Núcleo de Controle e Avaliação, no setor de Oncologia e Hemodiálise Ambulatorial, localizado na Sala 6 / Foto: Secom

A Secretaria Municipal de Saúde de Campos informa à população sobre o fluxo de atendimento para pacientes com diagnóstico ou suspeita de câncer. O processo é coordenado pelo Núcleo de Controle e Avaliação, no setor de Oncologia e Hemodiálise Ambulatorial, localizado na Sala 6. A organização do fluxo tem como objetivo garantir o acesso rápido, seguro e adequado ao tratamento oncológico.

“É importante para a população entender que a saúde pública é um dever do Estado de modo tripartite. Os governos Federal, Estadual e Municipal são responsáveis, mas o município é o gestor e a interface do usuário com o sistema. A evolução é clara, e o governo Wladimir Garotinho e Frederico Paes vem investindo para que possamos, cada vez mais, ter respostas rápidas para as demandas da população”, disse o subsecretário de Regulação em Saúde, Arthur Borges.

Arthur Borges ainda destacou que, no entanto, algumas portas de entrada, como a Oncologia, são pelo Sistema Estadual de Regulação (SER). “O Núcleo é responsável pela inserção do paciente, mas a regulação depende de outro sistema. Há um esforço do governo para que possamos evoluir na garantia, de modo mais célere e efetivo, da saúde de nossa população”, concluiu o subsecretário.

O primeiro passo para dar entrada no processo é ter passado por uma consulta médica e apresentar um pré-diagnóstico ou diagnóstico fechado da doença. Com essa confirmação, o paciente deve se dirigir à Sala 6 do Núcleo, portando documento de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e os exames que comprovam o diagnóstico.

Na unidade, o paciente ou seu responsável preenche um formulário. A partir disso, é montado um processo que será analisado por médicos reguladores do setor. Confirmado o diagnóstico, o paciente é inserido no SER, que viabiliza o encaminhamento para o tratamento especializado. "Desde o momento que ele chega, ou o paciente ou o responsável é direcionado para preencher um formulário. Depois de preenchido e montado o processo, os médicos reguladores que trabalham no setor de oncologia avaliam o processo", explica Christiane Cherene, operadora do setor de Oncologia do Núcleo.

Após a regulação, a equipe do Núcleo faz contato com o paciente para informar sobre o encaminhamento. O paciente retorna ao Núcleo para ser encaminhado a uma das Unacons (Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Campos, que são: Hospital Escola Álvaro Alvim, Hospital Beneficência Portuguesa de Campos e o Hospital Geral Dr. Beda.

Com a unidade escolhida, o paciente recebe uma chave de autorização e é encaminhado para início do tratamento. A definição do tipo de tratamento será feita pelo médico da Unacom. Em alguns casos, pode haver necessidade de retorno ao Núcleo para autorizações complementares de exames.

O Núcleo de Controle e Avaliação segue à disposição para esclarecer dúvidas da população. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Sala 6, Setor de Oncologia.

 

 

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes