Segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Saúde leva segunda etapa de vacinação escolar ao Rotary II na próxima terça-feira

24/11/2025 às 11h10 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A ação dá continuidade ao trabalho iniciado em outubro, quando a primeira mobilização foi realizada no Liceu de Humanidades de Campos / Foto: Igor Azeredo / Divulgação

Dando continuidade às ações conjuntas entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) para enfrentar a baixa adesão à vacinação em Campos, uma nova mobilização será realizada na próxima terça-feira (25) no Colégio Estadual Rotary II - Enilda Barreto Rangel, no bairro de Custodópolis. A iniciativa, coordenada pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), tem como objetivo facilitar o acesso às vacinas e garantir que mais crianças e adolescentes estejam com o calendário vacinal atualizado.

Para alinhar os detalhes da ação, o infectologista Rodrigo Carneiro, subsecretário de Vigilância em Saúde, e a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, participaram de uma reunião com a direção do colégio. Durante o encontro, foram definidas as estratégias para atender o maior número possível de estudantes, ampliando a cobertura e fortalecendo a proteção coletiva.

Segundo Rodrigo Carneiro, a iniciativa integra a segunda etapa da estratégia municipal de ampliar a cobertura vacinal entre pré-adolescentes e adolescentes. “Estamos avançando nas ações dentro das escolas estaduais para facilitar o acesso às vacinas e garantir que essa faixa etária mantenha a caderneta em dia. Entre os imunizantes oferecidos, destacamos as vacinas contra o HPV e contra a dengue, fundamentais para a prevenção de doenças importantes. Como a adesão à vacina da dengue ainda é baixa, intensificamos a busca ativa no ambiente escolar. Após a primeira etapa no Liceu de Humanidades, chegamos agora ao Rotary II e, a partir do próximo ano letivo, seguiremos expandindo para outras unidades da rede estadual”, explicou.

Na data da mobilização, serão disponibilizadas diversas vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), uma forma de facilitar a vida dos pais e responsáveis que trabalham em horário integral e muitas vezes encontram dificuldade para levar os filhos às unidades de saúde. Para a imunização de menores, será necessária a autorização por escrito, cujo termo será enviado para casa pelos alunos. Em casos de estudantes entre 11 e 12 anos incompletos, será obrigatória a presença dos pais ou responsáveis no momento da aplicação.

A ação no Rotary II dá continuidade ao trabalho iniciado em outubro, quando a primeira mobilização foi realizada no Liceu de Humanidades de Campos, onde foram administradas 275 doses de vacinas. A SMS reforça que a estratégia seguirá sendo ampliada para outras escolas do município, com o objetivo de alcançar diferentes públicos e fortalecer a cultura de prevenção.

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes