Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde mental em tempos de pandemia será tema de lives

02/06/2020 às 06h55 02/06/2020 às 07h02 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A transmissão ao vivo ocorrerá semanalmente, realizada por entidades integrantes do Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos / Foto: Reprodução

Uma live para abordar a temática central “Saúde mental em tempos de pandemia” será realizada nesta quarta-feira, (03/06), às 20h, no perfil oficial do Instituto Federal Fluminense no Instagram, no endereço @IFFluminense. O público principal são estudantes e servidores. A série semanal para falar sobre o assunto, com diversas abordagens e profissionais de diferentes áreas, é promovida por entidades integrantes do Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos dos Goytacazes (Fidesc). Cada live será transmitida a partir do perfil oficial da instituição no Instagram.

 A transmissão ao vivo realizada pelo IFF contará com a participação da professora do Campus Campos Centro, a psicopedagoga, arteterapeuta, doutora em Ciências da Educação, mestre em Cognição e Linguagem, Bianca Acampora; e da psicóloga do IFF, doutoranda em Psicologia do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduada em Psicopedagogia e professora da UniRedentor, Viviane Lopes.

 “A temática que será abordada é de grande importância, visto que muitas pessoas estão ansiosas, com autoestima prejudicada, com pensamentos de tristeza, raiva, melancolia”, comenta a psicopedagoga Bianca. Ela salienta ainda que neste momento delicado "é essencial refletir e desenvolver a inteligência emocional, a autoestima, definir objetivos e metas para alcançar algo, nem que seja pequeno, como comer de forma mais saudável ou praticar um exercício físico na sala de casa, pois ações como essas ajudam a lidar melhor com as situações do dia-a-dia e se fortalecer internamente, acolhendo e compreendendo o que se sente”.

A psicóloga Viviane ressalta também que todos nós possuímos estratégias emocionais para lidar com situações muito difíceis. “Mas, muitas vezes, só conhecemos o quão capaz somos quando a vida nos desafia a ter que nos adaptar a uma nova realidade. É um momento de aprendizado e podemos aprender muitas coisas com o home office, com o convívio familiar mais intenso e com suporte que podemos oferecer a outras pessoas".

 Ela destaca ainda que podemos fazer desse momento histórico que estamos passando um grande aprendizado para as nossas vidas. “Sempre nos queixamos da correria do dia a dia e agora podemos usufruir de um pouco mais de tempo. Podemos fazer várias coisas, podemos viver o hoje, ser gratos pela vida, saúde, família e trabalho, interceder por dias melhores, olhar para dentro de nós e constatar o quanto estamos sendo fortes e o quanto estamos crescendo com tudo que estamos vivendo e aprendendo. Não podemos deixar de cuidar de nossa saúde mental”, conclui Viviane.

 O reitor do IFF e presidente do Fidesc, Jefferson Manhães, explica que esse conjunto de lives tem como objetivo mostrar quais as ações que as instituições de educação superior da cidade de Campos dos Goytacazes estão realizando para acompanhamento e apoio tanto aos estudantes quanto aos servidores. “É uma forma de deixar claro a preocupação que todos nós temos com a nossa comunidade acadêmica. Vamos destacar o conjunto de atividades que estamos fazendo, os serviços de atendimento e de acompanhamento por meio dos profissionais que estão realizando esses trabalhos, valorizando-os. E a ideia também é apresentar algumas orientações e dicas para que as pessoas, nesse tempo de distanciamento social, possam ter uma qualidade mental e emocional mais adequada”.

 O IFF tem realizado ações específicas para auxiliar na melhoria da saúde física e mental. Uma delas é o curso Autocuidado e Bem-estar: encontrando a felicidade no isolamento, ofertado pela Diretoria de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas (Dipece). O curso é gratuito e totalmente online, realizado pela plataforma Moodle com duração de 4 semanas, totalizando 40h. As inscrições podem ser feitas até 14 de junho.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes