Quarta-feira, 23 de julho de 2025

Saúde reforça chamado para jovens entre 15 e 19 anos se vacinarem contra HPV

A estratégia faz parte da mobilização 'Resgate dos não vacinados com a vacina HPV no estado do Rio de Janeiro', que será intensificada até dezembro deste ano

22/07/2025 às 14h07 22/07/2025 às 17h08 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A estratégia faz parte da mobilização ?Resgate dos não vacinados com a vacina HPV no estado do Rio de Janeiro?, que será intensificada até dezembro deste ano

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o chamado para adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos se vacinarem contra o Papilomavírus Humano (HPV). A estratégia faz parte da mobilização “Resgate dos não vacinados com a vacina HPV no estado do Rio de Janeiro”, que será intensificada até dezembro deste ano. A imunização é essencial na prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.

Para receber a vacina basta comparecer à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSFs) mais próxima de sua residência, das 8h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. Durante a semana, também é possível se vacinar no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, das 8h às 20h. Já aos sábados e domingos, das 8h às 17h.

A campanha é uma recomendação do Ministério da Saúde e tem como principal objetivo vacinar adolescentes entre 15 e 19 anos que perderam a oportunidade de receber a vacina na faixa etária preconizada, que é de 9 a 14 anos. Em Campos, esse público-alvo é de 23.022 adolescentes e jovens não vacinados, sendo 8.979 meninas e 14.043 meninos. A meta é vacinar 90% desse público.

“A campanha visa não apenas aumentar a cobertura vacinal, mas também conscientizar os pais sobre a importância de proteger seus filhos contra essa infecção potencialmente fatal. O HPV é um vírus perigoso, que pode causar óbitos relacionados ao câncer de colo do útero em mulheres. A vacinação é fundamental para prevenir doenças graves como câncer de colo de útero, laringe e verrugas genitais”, reforça o assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro.

Desde 2024 o esquema vacinal contra o HPV é feito com dose única da vacina. Dados municipais apontam que no ano passado foram aplicadas 7.977 doses do imunizante. Já de janeiro a até 21 de julho, foram aplicadas 3.929 doses. “Com a intensificação das ações, esperamos que mais jovens sejam imunizados, contribuindo para a prevenção de doenças relacionadas ao HPV”, completou Leonardo.

BENEFÍCIOS DA VACINA HPV

A vacina protege contra os tipos de HPV (16 e 18) que causam câncer de colo do útero, vulva, vagina, pênis, anal e de orofaringe em homens e mulheres, além de também proteger contra os tipos de HPV que causam verrugas genitais. Pode reduzir a circulação do vírus e proteger a exposição também aqueles que não foram vacinados.

GRUPOS ESPECIAIS

Outros grupos populacionais também podem se vacinar, como pessoas que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos entre 9 e 45 anos; vítimas de abuso sexual entre 15 e 45 anos que não tenham tomado a vacina; pacientes com papilomatose respiratória recorrente; e usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) com idade entre 15 e 45 anos.  Para esse grupo a vacina é feita no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Ascom Campos

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes