Segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Saúde reforça chamamento para 2ª dose da vacina contra a dengue

24/11/2025 às 15h51 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Quem ainda não tomou a primeira dose também pode se dirigir a uma das unidades / Foto: Secom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a convocação para que pais e responsáveis legais levem os filhos para tomar a segunda dose da vacina contra a dengue. Quem ainda não tomou a primeira dose também pode se dirigir a uma das unidades.

O chamamento ocorre em virtude da aproximação do verão, que começa oficialmente em 21 de dezembro, e período em que ocorre o aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, a elevação dos casos da doença.

Devem receber a vacina crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, que no município totalizam 34.110 elegíveis, entretanto, somente 5.811 receberam a primeira dose e 693 receberam a segunda dose. O intervalo entre uma dose e outra é de 90 dias.

“Com base nos dados atuais, observamos que a cobertura vacinal ainda é baixa: apenas pouco mais de cinco mil adolescentes receberam a primeira dose. Com a proximidade do verão, aumenta o risco de proliferação de mosquitos e, consequentemente, de casos de dengue. Portanto, aproveitando a disponibilidade da vacina, é recomendável a imunização agora, antes do início da estação chuvosa”, disse o coordenador do Programa Municipal de Imunização (PMI), Leonardo Cordeiro.

Para a criança receber a segunda dose da vacina, é preciso comparecer à unidade mais próxima com documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacina. O imunizante está disponível em 35 salas de vacinação distribuídas pelo município.

A imunização ajuda a prevenir formas graves da doença, internações e óbitos. “A vacina contra a dengue é segura e eficaz, protege contra até 90% dos casos mais graves. Portanto, procure as Unidades Básicas de Saúde para se vacinar. Vacinamos pouco mais de 10% do nosso público-alvo. Portanto, se você ainda não tomou a vacina, tome a primeira dose e, caso tenha tomado a primeira dose há mais de 90 dias, procure nossas unidades para tomar a segunda dose”, reforçou o subsecretário de Vigilância em Saúde (SUBVS), Rodrigo Carneiro.

O município já registrou, entre 1º de janeiro e 31 de outubro, 265 casos confirmados de dengue, com um óbito — um paciente de 53 anos. No mesmo período, também foram confirmados 99 casos de chikungunya, incluindo um óbito, de um paciente de 80 anos.

Locais de vacinação

Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal

Segunda a sexta, das 8h às 20h

Sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h

Locais de vacinação de segunda a sexta (8h30 às 16h)

Centro de Saúde de Guarus

Clínica da Criança

Policlínica Tapera

UBS Baleeira

UBSF Aldeia

UBSF Carvão

UBSF Conselheiro Josino

UBSF Custodópolis

UBSF Dores de Macabu

UBSF Eldorado

UBSF Jamil Ábido

UBSF Lagamar

UBSF Lagoa de Cima

UBSF Morro do Coco

UBSF Palmares

UBSF Parque Imperial

UBSF Patronato São José

UBSF Penha

UBSF Poço Gordo

UBSF Ponta da Lama

UBSF Quilombo

UBSF Rio Branco

UBSF Santa Cruz

UBSF Santa Maria

UBSF Santo Amaro

UBSF Saturnino Braga

UBSF Sentinela do Imbé

UBSF Tocos

UBSF Três vendas

UBSF Turfe Clube

UBSF Venda Nova

UBSF Vila Nova

UPH Travessão

UPH Ururaí

 

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes