Terça-feira, 19 de agosto de 2025

Seminário destaca humanização e integração no atendimento domiciliar

19/08/2025 às 15h42 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Evento, com o tema Cuidando de quem cuida, reúne equipes do Programa Melhor em Casa e da Estratégia Saúde da Família para aprimorar assistência em domicílio / Foto: Rodrigo Silveira

Profissionais do Programa Melhor em Casa e da Estratégia Saúde da Família (ESF), vinculados à Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (APS), lotaram o auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), que está recebendo o seminário “Cuidando de Quem Cuida – Prática e Saberes no Âmbito Domiciliar”.  O evento, que teve início nesta terça-feira (19) e se estenderá até quarta-feira (20), tem como objetivo garantir um cuidado mais eficiente e humanizado aos pacientes assistidos em seus domicílios e territórios.

Durante a abertura do seminário, a diretora do Programa Melhor em Casa, Kellen Peixoto, destacou a importância do conhecimento para oferecer uma assistência de qualidade aos pacientes. “Primeiramente estaremos acolhendo a nossa equipe. Quando a ideia surgiu, pensamos na humanização de toda a equipe do Melhor em Casa, tendo como efeito uma excelência na assistência do nosso paciente lá na ponta. Essa é a ideia da gestão atual da Secretaria de Saúde, do prefeito Wladimir Garotinho e do próprio Programa Melhor em Casa. Saber nunca é demais”, disse Kellen Peixoto.

O Programa Melhor em Casa é responsável por levar atendimento a pacientes que necessitam de cuidados contínuos fora do ambiente hospitalar. Atualmente é composto por quatro Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs) e duas Equipes de Apoio (EMAPs), distribuídas estrategicamente em diferentes regiões do município.

A Subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Carolina Xavier, falou sobre a importância da integração entre o Melhor em Casa e a Estratégia Saúde da Família para uma assistência mais integral para a população. Segundo a médica, a ideia central é fortalecer o trabalho em rede, garantindo que os casos de menor complexidade continuem sob acompanhamento da Estratégia Saúde da Família, enquanto situações mais complexas sejam encaminhadas para a equipe especializada, que é o Melhor em Casa.

“O Melhor em Casa oferece cuidados domiciliares mais específicos para pacientes com uma maior complexidade que a Atenção Primária, que muitas vezes, sozinha, não consegue dar conta. Acho que a importância de ter essa integração é a gente entender que a Atenção Primária é a unidade de saúde que está mais próxima do território das pessoas e por isso está mais próxima do domicílio também. Esse cuidado e essa assistência dentro do domicílio vão ser divididos a partir da complexidade do paciente”, explicou Ana Carolina.

Nos dois dias, o seminário acontece das 9h às 17h. Entre os temas abordados estão: Comunicação compassiva e cuidados paliativos em domicílio; Intervenções rápidas, vidas preservadas: manejo das principais urgências e emergências do cuidado domiciliar; saúde mental e autocuidado no cotidiano da equipe; Integração com Atenção Primária e caminhos da desospitalização; Políticas de cuidados paliativos e importância do papel do nutricionista em pacientes em cuidado paliativo; Manejo e cuidado da GTT (gastrostomia): um panorama sob visão médica; Estratégias atuais no manejo de feridas no atendimento domiciliar; e Comunicação com pacientes e cuidados paliativos no domicílio: uma visão médica.

“Esse seminário é de altíssima relevância porque representa para nossos assistidos ampla qualidade de atendimento. A longevidade está aí e cada vez mais o número de pacientes domiciliados e acamados aumenta, isso a nível nacional devido às doenças neurológicas. Então, um evento como esse, que aborda temas como dietoterapia, cuidado paliativo, manejo de dispositivos, urgências e emergências, é de alta relevância, que é muito importante para os pacientes do município e para toda a população técnica do Programa Melhor em Casa”, destacou o enfermeiro intensivista, Renato Almeida.

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes