Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Serviços de urgência e emergência serão mantidos durante ponto facultativo em Campos

16/12/2025 às 21h32 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Os setores administrativos terão o expediente encerrado ao meio-dia, com retomada das atividades normalmente na quinta-feira / Foto: César Ferreira

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) manterá em funcionamento todos os serviços de urgência e emergência durante o ponto facultativo decretado pela Prefeitura de Campos nesta quarta-feira (17), a partir das 12h. A decisão segue o decreto municipal que estabelece a medida nas repartições públicas, conforme publicação no suplemento do Diário Oficial do dia 15. Os setores administrativos terão o expediente encerrado ao meio-dia, com retomada das atividades normalmente na quinta-feira (18).

Permanecem com funcionamento 24 horas o Hospital Ferreira Machado (HFM), o Hospital Geral de Guarus (HGG) e o Hospital São José (HSJ). As Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Ururaí, Travessão, Saldanha Marinho e Farol de São Tomé também seguirão abertas durante todo o período. A Clínica da Criança, referência no atendimento a pacientes de até 11 anos, 11 meses e 29 dias, manterá sua rotina normal.

Todos os atendimentos seguem o Protocolo de Classificação de Risco, que garante prioridade aos casos mais graves, assegurando maior agilidade e efetividade nos serviços prestados à população.

Segundo o presidente da FMS, Arthur Borges, a manutenção dos serviços é essencial para garantir assistência contínua. “As unidades de urgência e emergência seguem funcionando normalmente para assegurar atendimento ininterrupto à população, mesmo durante o ponto facultativo”, afirmou.

Funcionamento Hemocentro

O Hemocentro Regional de Campos (HRC), anexo ao Hospital Ferreira Machado, também manterá o atendimento aos doadores voluntários, das 7h às 18h. A unidade, que funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, é responsável pelo abastecimento de 25 hospitais da região. Diante da queda no número de doadores, o HRC faz um alerta e reforça que as doações são fundamentais para garantir a assistência aos pacientes.

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Menores de idade só podem doar acompanhados pelo responsável legal, e todos devem apresentar documento oficial com foto.

O Hemocentro Regional de Campos funciona na Rua Rocha Leão, nº 2, no bairro do Caju, com entrada pelo novo estacionamento do HFM.

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes