Quinta-feira, 18 de abril de 2024

SJB investe em prevenção e tratamento de IST/HIV - Aids

30/07/2021 às 13h39 30/07/2021 às 15h04

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
População em São João da Barra tem acesso a testes rápidos, orientação, consultas e tratamento / Foto: reprodução

A Secretaria de Saúde de São João da Barra disponibiliza à população, por meio do Programa Municipal das Doenças Infecciosas Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV – Aids), a realização de testes rápidos, orientações sobre HIV, sífilis e hepatites B e C, consultas com infectologista e tratamento. Os testes e as consultas acontecem mediante agendamento nas unidades de saúde ou na Policlínica Municipal (Rua Barão de Barcelos, 200, Centro), na sala da coordenação do programa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

O Programa tem a finalidade de conscientizar sobre os riscos das doenças, alertar sobre as formas de prevenção e incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B e a buscarem o diagnóstico precoce e o tratamento. 

Os testes acontecem às segundas, terças e quintas-feiras, das 13h às 17h, na Policlínica, mediante apresentação do documento de identificação com foto e cartão nacional. Após o resultado poderão ser solicitados novos exames se for necessária a confirmação. 

A coordenadora do programa, Hélia Vargas, informa que antes da realização do teste é preenchido um breve cadastro. Depois, é feita a coleta de uma gota de sangue ou fluido oral, sendo emitido o laudo (diagnóstico e/ou de triagem).

"No caso do HIV o teste rápido oferece o resultado no máximo em 30 minutos e a pessoa sai com o diagnóstico. Para hepatites e sífilis, como regra geral, é preciso fazer um exame confirmatório. A resposta negativa ou positiva é dada de forma individual e sigilosa", explicou a coordenadora.

Hepatite - Uma doença silenciosa, perigosa e mortal. Assim é a hepatite viral, despercebida para milhões de pessoas até que os sintomas apareçam. Devido à sua gravidade, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu durante toda a quinta-feira, 29, o “Dia da conscientização sobre a hepatite”, para marcar o julho amarelo, mês de luta contra as hepatites virais. O evento foi realizado na Policlínica com orientação, distribuição de preservativos e teste rápido

Fonte: Ascom Sjb

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes