Sexta-feira, 05 de setembro de 2025

Tamanho de uma parte do corpo pode indicar quanto você vai viver; saiba qual

Durante muito tempo, acreditou-se que o tamanho cintura era o principal indicador

04/09/2025 às 21h09 04/09/2025 às 21h16 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Medir o pescoço ajuda a estimar a quantidade de gordura visceral / Foto: Freepik

Durante muito tempo, acreditou-se que o tamanho cintura era o principal indicador de saúde no corpo humano. No entanto, estudos recentes apontam que outra medida pode ser ainda mais eficiente para prever a longevidade: a do pescoço.

Pesquisadores afirmam que o tamanho do pescoço em relação ao corpo pode indicar a saúde de uma pessoa em relação a fatores como risco cardíaco, estado nutricional e até chances de morte.

Isso acontece porque a circunferência do pescoço reflete a distribuição de gordura no corpo. A gordura na parte superior do corpo libera ácidos graxos na corrente sanguínea, prejudicando o controle do colesterol, do açúcar no sangue e do ritmo cardíaco.

Basicamente, medir o pescoço ajuda a estimar a quantidade de gordura visceral, que se acumula ao redor dos órgãos internos e pode causar sérios problemas de saúde.

Melhor que o IMC?

Tradicionalmente, médicos usam o IMC (Índice de Massa Corporal) e a circunferência da cintura para avaliar a saúde. Mas o IMC pode ser enganoso, pois não diferencia músculo de gordura.

“Um fisiculturista competitivo pode ter um IMC elevado, mas claramente não é obeso”, escreveram os médicos Ahmed Elbediwy e Nadine Wehida, da Kingston University, em artigo publicado em agosto.

Quais são os riscos?

Pessoas com pescoço mais grosso apresentam maior risco de diabetes, resistência à insulina, pressão alta, fibrilação atrial e insuficiência cardíaca.

Além disso, estudos associam a circunferência do pescoço à apneia do sono, distúrbio em que a respiração para e recomeça durante o sono, causando cansaço e problemas de saúde.

Até a saúde sexual pode ser afetada: homens com pescoços mais grossos têm maior risco de disfunção erétil em comparação com aqueles de pescoços mais finos.

Como medir o pescoço?

Para medir a circunferência do pescoço, use uma fita métrica na parte mais fina do pescoço, sem apertar nem deixar folga excessiva.

Embora ainda não haja consenso científico, medidas consideradas preocupantes são:

Homens: acima de 43 cm

Mulheres: acima de 39 cm

Fonte:

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes