Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Técnicas de relaxamento para momentos de crise

29/03/2020 às 14h15 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Embora seja verdade que cada pessoa tem maneiras diferentes de reagir a situações difíceis / Foto: Reprodução

Atualmente, o medo e a ansiedade tomaram conta de uma parte significativa da população devido à pandemia de coronavírus (COVID-19). Consequentemente, surgiu a necessidade de colocar em prática uma série de técnicas de relaxamento para os momentos de crise.

Embora seja verdade que cada pessoa tem maneiras diferentes de reagir a situações difíceis, em geral, o estresse, a incerteza e outras emoções que afetam a saúde mental tendem a aumentar. Por esse motivo, é essencial intervir em tempo hábil e fazer uso de atividades relaxantes. Aqui estão algumas opções.

Técnicas de relaxamento para momentos de crise: 4 alternativas

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças alerta que crianças e adultos correm o risco de apresentar emoções avassaladoras devido ao surto de COVID-19. É uma situação estressante que pode ser acompanhada por alterações nos padrões de sono, problemas de concentração e preocupação excessiva.

De fato, para muitos, a atual pandemia é motivo de pânico e pode ser o gatilho de outros problemas, como depressão, distúrbios da pressão arterial, entre outros. Portanto, é essencial dar atenção à saúde mental e aplicar, na medida do possível, algumas técnicas de relaxamento em momentos de crise. Pratique-as com toda a família!

1. Relaxamento muscular progressivo

Uma das técnicas de relaxamento mais completas para momentos de crise que podemos encontrar é o relaxamento muscular progressivo. De acordo com um artigo da biblioteca de saúde do Michigan Medicine, esse método ajuda a reduzir estados de estresse e ansiedade. Ele até mesmo favorece o alívio de sintomas físicos, como a tensão muscular.

Entre outras coisas, também ajuda a relaxar o corpo e a mente em caso de dificuldades para dormir. Dessa maneira, contribui para um sono ideal e restaurador. O método pode ser aplicado com a ajuda de sons relaxantes ou em completo silêncio. Vamos ver como ele é realizado:

Antes de tudo, é conveniente escolher um lugar tranquilo dentro de casa, no qual seja possível deitar de costas e se alongar confortavelmente.

A primeira fase envolve contrair e relaxar os músculos da cabeça aos pés. Comece com o rosto, pescoço e ombros. Tensione-os, mas sem causar dor. Segure por 4 a 10 segundos. Depois, respirando fundo e lentamente, relaxe por 10 a 20 segundos.

Em seguida, passe para o próximo grupo muscular, braços e mãos, e repita o exercício. A ideia é seguir a mesma dinâmica nas pernas, costas, peito, abdômen e cintura. 

É importante tentar enxergar a diferença na forma como os músculos se contraem e como você os sente à medida que o exercício avança.

No final de todos os grupos musculares, faça uma contagem regressiva de 5 a 1 para retornar ao início.

2. Ioga e pilates

A ioga e o pilates têm algo em comum: ambas as disciplinas combinam exercícios físicos e respiratórios que contribuem para alcançar um estado de relaxamento. Uma pesquisa publicada no Journal of Exercise Rehabilitation respalda os benefícios físicos e mentais destas técnicas.

Entre outras coisas, elas têm um efeito importante nos momentos de crise como o que estamos passando atualmente. Eles são uma forma de atividade física e, portanto, diminuem os efeitos do estilo de vida sedentário.

A ioga tem muitos estilos e níveis de intensidade. Idealmente, comece com posturas fáceis enquanto aumenta a resistência. Além disso, é conveniente procurar orientação sobre como fazer as posturas corretamente, pois um movimento mal realizado pode ser contraproducente.

O pilates envolve treinamento físico e mental no qual são trabalhados movimentos combinados com exercícios de respiração e consciência. Alguns aplicativos móveis e vídeos online podem ajudar na sua realização.

3. Visualização positiva para os momentos de crise

Em tempos de crise, muitas vezes é difícil manter o pensamento otimista. No entanto, existem técnicas como a visualização positiva que ajudam a combater esses pensamentos avassaladores e negativos. Esta forma de relaxamento é uma variação da meditação tradicional.

Um estudo publicado no Journal of Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine descobriu que a sua prática pode ajudar a melhorar o humor, estados de fadiga e qualidade de vida em pacientes com esclerose múltipla. Portanto, acredita-se ter efeitos semelhantes em outras situações difíceis.

Consiste em recriar visualmente situações que gostaríamos de viver ou de lembrar momentos felizes do passado, concentrando a nossa atenção no cheiro, no toque e nos sons daquilo que estamos imaginamos. Assim como outras formas de meditação, é melhor realizar essa técnica em um lugar calmo e tranquilo, longe de coisas que possam distraí-lo.

4. Desenhe mandalas

Desenhar e colorir mandalas é uma técnica de relaxamento que também serve como passatempo nos tempos de quarentena. Nas culturas hindu e budista, esses projetos simbolizam o universo. Além disso, eles são considerados uma boa maneira de se introduzir na meditação ou atenção plena.

A palavra “mandala” significa “círculo sagrado”. Um estudo publicado no Inonu University Journal of the Faculty of Education (INUJFE) apoia seus benefícios contra a ansiedade. Há indícios de que elas ajudem a aliviar estados de nervosismo.

Fonte: Minha Vida

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes