Segunda-feira, 08 de setembro de 2025

Triagem para mutirão de cirurgia bariátrica será feito com senha a partir de terça

08/09/2025 às 15h20 08/09/2025 às 16h19 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Sessenta pacientes foram atendidos somente neste primeiro dia de triagem; ao todo serão ofertadas 330 cirurgias para pacientes que estão na fila de espera / Foto: Divulgação

Teve início nesta segunda-feira (8) a triagem dos grupos do mutirão de cirurgia bariátrica ofertada pela Prefeitura de Campos. Sessenta pacientes foram atendidos somente neste primeiro dia. E, com objetivo de oferecer atendimento humanizado e individualizado, a partir desta terça-feira (9) serão distribuídas 50 senhas por dia, sendo 25 pela manhã (8h às 11h) e à tarde (das 13h às 16h), durante toda a semana.

De acordo com a diretora de Atenção Ambulatorial e Policlínica, Rúbia Fonseca, a distribuição de senhas visa organizar o serviço e garantir um fluxo seguro, eficiente e resolutivo, pois é a triagem para verificar em qual grupo cada paciente se encaixa.

“Estamos realizando atendimento individual e humanizado, fazendo triagem caso a caso, verificando se o paciente está no grupo 1, 2 ou 3 e dando todo direcionamento. No atendimento de hoje verificamos que tinha paciente que achava que estava no grupo 1, mas, na verdade, era do grupo 3. Podem vir com calma. Todos serão atendidos”, explica Rúbia.

O mutirão irá oferecer 330 cirurgias bariátricas destinadas a pacientes que estão na fila. Eles foram organizados em três grupos. O grupo 1 são os pacientes com risco cirúrgico válido (até seis meses) e todas as consultas e terapias concluídas. O grupo 2 são os pacientes com risco cirúrgico vencido. Já no grupo 3, são os pacientes em fila que iniciarão o processo, agendando a primeira consulta.

“A senha da triagem é para pacientes que já iniciaram o processo e estavam aguardando em fila. Pacientes que irão fazer a solicitação, a senha é diferente. Esse atendimento é feito na rotina da Regulação em Saúde”, completou Rúbia.

Rafael Peixoto, de 29 anos, está entre os pacientes que foram atendidos nesta segunda-feira. Ele está na fila da cirurgia desde o ano passado e por causa da obesidade desenvolveu hipertensão, diabetes, problemas nos joelhos e hérnia de disco.

“É um sonho que está virando realidade. Tive um atendimento sensacional. As meninas foram muito educadas e atenciosas. Agradeço por todo o suporte que recebi hoje da equipe. Estou muito feliz e só tenho a agradecer”, disse o jovem, que chegou a pesar 140 quilos.

O mutirão de cirurgias bariátricas foi lançado oficialmente pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo vice-prefeito Frederico Paes, na última quarta-feira (3). Os procedimentos cirúrgicos serão realizados nos hospitais Escola Álvaro Alvim (HEAA) e Santa Casa de Misericórdia de Campos (HSCMC).

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes