Quinta-feira, 17 de julho de 2025

Uva passa engorda? Nutricionista revela se ela é tão saudável assim

31/12/2019 às 09h39

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Quantidade de calorias da uva passa é mais que quatro vezes maior que na uva comum; mas será que ela faz mal? / Foto: Reprodução

Para descobrir as possíveis implicações da ingestão exagerada de uva passa, é preciso conhecer o processo de produção da fruta desidratada e entender como ele afeta as propriedades da fruta de origem.

Como é feita a uva passa

A uva passa é produzida a partir da desidratação da uva comum. Geralmente, os cachos de alimentos escolhidos são aqueles que não são considerados bonitos para o mercado. Esse processo de secagem da água da fruta dura cerca de 3 semanas e é realizado por exposição ao sol ou no forno.

Mas, de acordo com a nutricionista Aline David, é exatamente por isso que alguns valores nutricionais da fruta se tornam altos e concentrados, a níveis que pedem atenção na hora do consumo. Exemplos disso são a taxa calórica e o volume de carboidratos que a uva passa carrega. Confira a Tabela comparativa da uva passa com a uva comum:

 

Uva x Uva passa: tabela nutricional comparativa

PORÇÃO DE 100g Uva comum Uva passa
Calorias 69 kcal 299 kcal
Proteína 0,72g 3,07g
Carboidratos 18,1g 78,18g
Fibra Alimentar 0,9g 3,7g

*dados extraídos da tabela nutricional do IBGE

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

 

*dados extraídos da tabela nutricional do IBGE

Uva passa engorda?

O consumo exagerado de uva passas pode sim provocar ganho de peso, pela alta concentração de açúcar e calorias. De acordo com a especialista, essa não seria uma opção interessante. "Mas é lógico que 1 colher de sopa não trará problemas", aponta.

Benefícios da uva passa

Quando consumida em doses controladas, as uvas passam até podem trazer benefícios: o principal ativo da uva é o resveratrol composto interessante como antioxidanteanti-inflamatório, podendo até mesmo reduzir a glicemia. Ainda assim, é mais indicado o consumo da fruta in natura, isso é, a uva comum não desidratada.

Uma alternativa de finalização de pratos mais interessante que as uvas passas seriam a oleaginosas, como castanhas e nozes. Segundo a nutricionista Aline David, apesar de também serem calóricas, elas carregam gorduras boas e promovem maior saciedade, servindo melhor como ornamento para os pratos de cozinha.

Fonte: Minha Vida

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes