Sexta-feira, 29 de março de 2024

Vacina Macaé: cidadãos devem fazer o pré-cadastro para agilizar atendimento

28/02/2021 às 19h19 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A próxima fase da vacinação contra a Covid-19 em Macaé será para a população de idosos de 80 a 84 anos de idade. / Foto: Divulgação

A próxima fase da vacinação contra a Covid-19 em Macaé será para a população de idosos de 80 a 84 anos de idade. Para agilizar o atendimento na hora de ser vacinado, é necessário que o cidadão faça o pré-cadastro no Portal da prefeitura, pelo link: https://vacina.macae.rj.gov.brO cadastro é simples e rápido, precisando informar apenas alguns dados pessoais e, no final, os inscritos recebem o QR Code que deve ser impresso e apresentado na hora da vacinação.

Junto com o código, é necessário levar documento de identidade com foto e comprovante de endereço. As informações prestadas durante o cadastro são armazenadas conforme a Lei Geral de Proteção de Dados 13.709, de 14 de agosto de 2018, que assegura o respeito à privacidade dos cidadãos.

Mais doses - O município receberá nesta segunda (1º de março) mais 510 doses da vacina indiana AstraZeneca/Oxford distribuídas pelo governo federal por meio da Secretaria Estadual de Saúde. Caso as condições climáticas sejam favoráveis, a aeronave com a carga de vacina está prevista para aterrissar às 8h30 no Aeroporto de Macaé. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, informou que, também nesta segunda, será aplicada a segunda dose da vacina nos profissionais da área de saúde que estavam agendados, na Cidade Universitária, das 9h ao meio-dia.

Idosos e cidadãos em geral devem ficar atentos aos canais oficiais da prefeitura para se informar quanto aos locais, dias e horários da vacinação do grupo a que pertence. O município segue o cronograma de vacinação do Plano Nacional elaborado pelo Ministério da Saúde e a meta da prefeitura é imunizar toda a população, conforme o recebimento das doses. Os primeiros grupos vacinados foram os profissionais da saúde e apoio e idosos acima de 85 anos.

Outras medidas – Além da vacinação, é importante manter as medidas de segurança contra a disseminação do coronavírus. “As pessoas devem continuar usando máscaras, de tecido ou descartáveis, e trocá-las a cada 3, 4 horas; álcool em gel e, fundamentalmente, manter o distanciamento social, evitando aglomerações”, enfatizou Lisa.  Ela ressaltou, ainda, que os idosos ou quem tem comorbidade deve procurar as unidades de pronto-atendimento como UPAs, Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus (CTC) ou o Pronto-Socorro do Bairro Aeroporto , nos primeiros sintomas da doença.

O Centro de Triagem funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, à Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro. As UPAs funcionam na Barra e Lagomar e o pronto-socorro municipal no Aeroporto.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes