Domingo, 10 de agosto de 2025

Vacinação de Alta Qualidade na UBS da Penha e na UBSF parque Rodoviário

19/02/2024 às 06h03 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Principal finalidade é atualizar a caderneta de vacinas de crianças, adolescentes, adultos e idosos, independentemente de estarem com vacinas atrasadas ou não / Foto: Secom

Mais de 2 mil doses dos imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação já foram aplicadas por meio das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ). Iniciada no dia 8 de janeiro deste ano, a estratégia entra em sua sétima semana de execução. O atendimento prossegue na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Penha, nesta segunda-feira (19), quarta-feira (21) e sexta-feira (23). Já a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do parque Rodoviário recebe a equipe de vacinação na terça-feira (20) e quinta-feira (23).

Nos dois bairros a ação acontecerá das 9h às 16h. A principal finalidade do plano AVAQ é atualizar a caderneta de vacinas de crianças, adolescentes, adultos e idosos, independentemente de estarem com vacinas atrasadas ou não. Segundo a coordenadora de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, Amanda Carvalho, nos 18 bairros já atendidos foram aplicadas 2.035 doses das vacinas do calendário de rotina.

“A adesão da população é muito importante porque estamos aumentando a cobertura vacinal no município e diminuindo os bolsões de susceptíveis para diversas doenças. Algumas pessoas estavam com vacinas atrasadas, mas a maioria era para atualizar as que estavam no prazo certo para fazer”, explica.

As vacinas aplicadas são preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). E, para receber os imunizantes que são administrados de acordo com cada faixa etária, é necessário comparecer a um dos locais com documento com foto, CPF, cartão do SUS e carteira de vacinação.

Para as crianças com idade a partir de 2 meses de vida, os imunizantes são: VIP, VOP, Tríplice Viral, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela e DTP. Já para os adolescentes são: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, DT, HPV quadrivalente e Meningocócica ACWY. Para os adultos há imunizantes como Difteria e Tétano adulto (dT), Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral, além de dTpa para gestantes.

As pessoas com idade acima de 6 meses também devem tomar a vacina Influenza, que previne contra a gripe, que ainda está disponível para quem não tomou no ano passado.

A vacina contra a Covid-19 é para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira dose deve ser feita aos seis meses, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses. Já para os idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos, gestantes e puérperas, o intervalo entre as doses será de seis meses.

Para os demais públicos prioritários, que são pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua, a vacina Covid-19 deve ser feita com intervalo de um ano.

A estratégia AVAQ é uma ação planejada pelo Ministério da Saúde e executada pelo município, cujo cronograma de atendimento é divulgado semanalmente.

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes