Terça-feira, 22 de janeiro de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Alô Farol

Aline Mendes

Milhares de fiéis participaram da caminhada de Santo Amaro

16/01/2019 às 11h25 E ATUALIZADO: 16/01/2019 às 11h31

Ururau
De acordo com a Prefeitura de Campos, cerca de 5 mil pessoas compareceram no local.

Na última terça-feira (15/01) foi comemorado o dia de Santo Amaro, o padroeiro da baixada campista. Neste dia, os fiéis da igreja católica mostram a devoção pelo santificado até mesmo pagam promessas, fazendo o trajeto de 39 quilômetros do Centro da cidade até o destino final. O percurso é o único trajeto religioso do Estado do Rio de Janeiro. O evento que tem a 286ª edição, contou com uma programação religiosa para toda a família.  

Os participantes receberam da Prefeitura de Campos, kits com colete, adesivo refletivo, além de uma lanterna que é útil no trecho da RJ-216, onde não há iluminação. A lanterninha não precisa de pilhas ou baterias, ela carrega sozinha. O ponto de partida da caminhada foi no fim da tarde da segunda-feira (14), na Avenida 28 de Março e teve partida também do portal de Farol de São Thomé. A romaria seguiu até a madrugada de terça. O evento contou com tendas de apoio a cada 5 km com água, frutas e técnicos de enfermagem.

A programação da 286ª edição da Festa de Santo Amaro contou com Levantamento do mastro, Missas em seis horários diferentes, Alvorada, Desfile de Bandeiras, Cavalhada, Missa Campal, Procissão e teve encerramento com o Show Pequeninos do Senhor.

Cavalhada

A primeira encenação da Cavalhada aconteceu em 1730, porém a apresentação nos moldes que acontece nos dias atuais só passou a acontecer a partir de 1735. A tradição da quadrilha é passada de geração em geração. Centenas de pessoas se reuniram para assistir à encenação da batalha entre mouros (se vestem de vermelho) e cristãos (se vestem de azul), numa disputa por território. São 24 cavalheiros divididos em duas equipes. Os cristãos são os vencedores da batalha que aconteceu na Península Ibérica após 800 anos de dominação moura.

A dramatização tem início com a apresentação dos grupos e a troca de embaixadas, na qual o emissário do rei cristão propõe aos mouros que aceitem o cristianismo, e, mediante a negativa, declara-lhes guerra. A luta se desenvolve mediante a exibição de diferentes evoluções por parte dos participantes, com a subsequente tomada de um castelo.

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso