Segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Clube de Astronomia

Louis Cruls

A Cruz, nossa guia

19/08/2018 às 13h18

A Cruz, nossa guia

“Se oriente, rapaz 
Pela constelação do Cruzeiro do Sul 
Se oriente, rapaz 
Pela constatação de que a aranha 
Vive do que tece 
Vê se não se esquece 
Pela simples razão de que tudo merece 
Consideração”
Gilberto Gil (trecho da música Oriente)

Olá!!! Perdido na noite. Sem rumo. Para encontrar o seu caminho necessitava encontrar o ponto cardeal Sul. Sempre ouvia dizer que havia uma constelação que indicava a direção a seguir... Ahh!!! Lembrou...

É a constelação do Cruzeiro do Sul. Localizou-a no céu. Seguiu a direção que a sua haste maior indicava. Havia encontrado o Sul. Alívio. Porém, a medida que caminhava e a noite avançava, foi percebendo que o Cruzeiro do Sul havia se movido e  indicava outra direção para o Sul. Como poderia encontrar o seu destino? Estava em um local ermo, afastado de um grande centro urbano. Ouvia vozes.

Estava salvo. Seguindo a direção de onde vinham as vozes, encontrou um pequeno grupo de pessoas em torno de um telescópio. Havia encontrado auxílio. Uma coincidência, eram astrônomos amadores observando o céu. Por curiosidade perguntou a um dos membros do grupo como poderia localizar o Sul a partir da constelação do Cruzeiro do Sul.

O que será que havia feito de errado? Como os navegadores no passado conseguiam se guiar por essa constelação? 
Um dos astrônomos do grupo o informou que diferentemente de como geralmente é ensinado nas escolas, e é imaginado por muitas pessoas, o Cruzeiro do Sul não aponta para o Sul. Somente em um momento específico isso ocorre, quando a Cruz se encontra na posição vertical. Em outros momentos é possível se guiar pela constelação, mas é necessário utilizar um método prático que é muito simples.

Pegamos o tamanho da haste maior do Cruzeiro do Sul e o prolongamos mentalmente quatro vezes e meia, a partir da estrela Acrux (Estrela de Magalhães), na direção determinada pela haste. Nesse ponto se localiza o pólo sul celeste, o prolongamento do Pólo Sul terrestre na esfera celeste. A partir desse ponto, o Pólo Sul Celeste, é só traçar uma linha vertical, usando a imaginação mais uma vez, até o horizonte.  Assim encontramos em qualquer momento da noite, desde que o Cruzeiro do Sul esteja visível, a posição exata do ponto cardeal Sul. Não temos no Hemisfério Sul uma estrela brilhante que indique o Pólo Sul Celeste, como a Estrela Polar que indica o Pólo Norte Celeste, e consequentemente o ponto cardeal Norte para os moradores do Hemisfério Norte. 

Um truque prático é usar o dedo polegar e o indicador para auxiliar a medição visual do tamanho da haste maior do Cruzeiro do Sul. Depois é só realizar o procedimento descrito anteriormente para localizar o Sul. Vemos o Cruzeiro do Sul girar em torno do Pólo Sul Celeste durante a noite devido ao movimento de rotação da Terra. 
Com essas explicações sentiu-se mais seguro para seguir a sua caminhada... 

Pano Rápido

Em breve anunciaremos uma sensacional novidade!!! Um evento oficial da NASA em Campos dos Goytacazes!!!

Céu limpo para todos. 

por Marcelo de Oliveira Souza
 

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso