Sexta-feira, 19 de abril de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Clube de Astronomia

Louis Cruls

Água no planeta vermelho

24/03/2019 às 13h22

Água no planeta vermelho
Marte, o planeta conhecido como deus da guerra por gregos e romanos, cujo vermelho seria o sangue derramado dos inimigos, assim como outros astros sempre despertou muito a curiosidade e imaginação das pessoas, embora não seja o planeta mais próximo da Terra, seria talvez o mais “fácil” de ser explorado por uma série de fatores, das pesquisas feitas sobre esse planeta uma têm causado especial euforia devido as ótimas evidencias que têm surgido, a saber, a busca por água liquida.

Há muito foi observado o que parecia, e de fato é, calotas polares em Marte, ou seja, seus polos sul e norte são revestidos de gelo, assim como os da Terra, tal observância levou alguns astrônomos a conjecturas um tanto fantasiosas e belas, um nome de destaque neste caso é o de Percival Lowell, este tinha certeza de ter identificado através de telescópios da época algo que seriam canais de água para levar gelo derretido das calotas polares ao restante do planeta, assim já existiria algo como engenheiros marcianos, Marte possuía regiões escuras que mudavam com o tempo, seria uma vasta vegetação em sua visão, apesar de magnificas, as ideias de Lowell estavam totalmente erradas e desde sua época não foram aceitas pela comunidade cientifica, a água derretida das calotas não poderia percorrer o planeta, existir água liquida é algo que depende da temperatura e da pressão, na Terra a pressão atmosférica permite a água existir nos três estados (sólido, liquido e gasoso), dependendo da temperatura, em Marte, cuja pressão atmosférica é baixíssima, ela só pode existir como gelo ou vapor, não poderia ficar tempo suficiente em forma liquida para irrigar o planeta, as regiões escuras são o resultado de tempestades de areia marciana.

Apesar das ideias fantasiosas, formas sinuosas no solo denunciavam algo que pareciam ser leitos de antigos rios, as primeiras pesquisas faziam crer que não havia água na superfície de Marte hoje, mas que um dia já houve rios inteiros, assim algo mudou em sua atmosfera! Algo assim poderia acontecer com a Terra, podemos nos preparar para uma ocorrência dessas? Perguntas estas que a exploração em Marte pode ajudar a responder.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Na última década algo surpreendente foi observado, as regiões sinuosas que denunciavam cursos de água mudavam, não apenas sumindo, mas aparecendo! Pesquisas posteriores sustentam a ideia de que água liquida poderia existir no subsolo marciano, onde a pressão é maior que a superfície, esta água afloraria em momentos mais quentes do planeta e deixaria sua marca no deserto vermelho, em 2018  uma sonda que já estava há 12 anos buscando sinais de água liquida em Marte finalmente encontrou sinais do que parece ser um lago salgado subterrâneo de 20 km de diâmetro próximo ao polo sul marciano, uma notícia muito boa para uma possível exploração em Marte por pessoas.

Autor: Anthony Matheus


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso