Domingo, 18 de agosto de 2019
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Clube de Astronomia

Louis Cruls

Caminho Leitoso...

01/04/2019 às 10h26 01/04/2019 às 10h30

Reprodução
Caminho Leitoso...
Olá!!! Caminho leitoso no firmamento. GalaxiasKuklos, círculo lácteo, para os gregos. Via Láctea, para os romanos. Mayu, rio celestial, para os Incas. Tapi'ir Rapé, caminho da Anta, para os índios Tembé, uma tribo brasileira. Durante incontáveis anos diversas civilizações observaram essa faixa esbranquiçada no céu noturno. Para as antigas civilizações, uma faixa misteriosa. Fonte para lendas. Na mitologia grega, Hércules era filho do deus Zeus com Alcmena, uma mortal. Com o objetivo de transformar Hércules em um imortal, Zeus o coloca ainda bebê para sugar o leite de sua esposa, a deusa Hera, enquanto ela dormia. Hera acorda assustada se afastando do bebê. O leite que derrama de seus seios forma a Via Láctea no céu.

As estrelas Vega, da constelação de Lira, e Altair, da constelação de Águia, são muito brilhantes e parecem estar separadas pela Via Láctea. Em uma antiga lenda chinesa, elas representam o rapaz Kengyu e a princesa Orihime. Estavam apaixonados. O romance os fez se afastar das suas obrigações. Fato que irritou o pai de Orihime, que resolveu distanciá-los para que pudessem cumprir as suas tarefas. Colocou-os em lados opostos da Via Láctea. Sua filha ficou muito triste com a separação. Sensibilizado o seu pai decidiu que poderiam se encontrar uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar. Nesse dia os japoneses comemoram todo ano o Tanabata. O Festival das estrelas. Uma das festas mais populares do Japão.

istórias... Uma breve viagem pelo mundo da imaginação... Via Láctea. Nas grandes cidades é ofuscada pela iluminação artificial. Hoje, nos sonhos, um mar de estrelas luzindo sorrisos e esperança. Iluminando a vida. Mostrando o caminho da sabedoria. César Lattes, genial físico brasileiro, sempre dizia que “a sabedoria não entra de jeito algum em uma alma malvada”. Garantia para a humanidade.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Com o uso de telescópios foi possível perceber que o caminho leitoso era composto por uma quantidade enorme de estrelas. Galileu Galilei, em 1610, foi o pioneiro no relato dessa observação. O inglês Thomas Wright em 1750 propõe que as estrelas, incluindo o Sol, estão localizadas na casca, com uma espessura finita, de uma esfera com um raio gigantesco. O centro da esfera era divino. Era uma forma de imaginar porque víamos uma concentração grande de estrelas somente em uma faixa do céu. Como modelo alternativo ele propõe que as estrelas, incluindo o Sol, poderiam estar localizadas na casca de um anel. O alemão Imannuel Kant influenciado pela proposta de Wright propõe que a Via Láctea tinha forma de um disco espesso, como uma moeda. Como estamos no disco, vemos uma grande concentração de estrelas quando olhamos lateralmente e uma menor concentração de estrelas quando olhamos para cima e para baixo. Deixamos de viver em uma região composta por mais cinco planetas, o Sol e a Lua, e limitada por uma camada de estrelas fixas, como imaginado pelos gregos, para vivermos em torno de uma estrela, como tantas outras de nossa galáxia, a Via Láctea. A nossa morada. Com o desenvolvimento de novos instrumentos de observação foram obtidas paulatinamente informações mais precisas sobre o Universo. Imaginamos uma nova forma para a galáxia em que vivemos. Uma espiral... Em dezembro de 1924 no encontro conjunto da American Astronomical Society e da American Association for theAdvancementof Science, Edwin Hubble mostrou que Andrômeda era outra galáxia...  A nossa galáxia não era única. A cada dia somos um ponto fisicamente menor no modelo de Universo que a humanidade vem construindo. Limitado, como a nossa existência.

Pano Rápido

 

- A edição de 2019 da Escola de Astronomia e Astronáutica tem início nessa semana. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição. Basta participar. A aula inaugural será ministrada das 14:00h às 16:00h no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, localizado na Praça São Salvador.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 

- Nos dias 11, 12 e 13 de abril será realizado em Campos dos Goytacazes o 12º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. Um dos maiores eventos mundiais de Ensino e Popularização da Astronomia e da Astronáutica!!! As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser realizadas no endereço:

http://12imaa.eventbrite.com

Tod@s serão bem-vind@s

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Céu limpo para todos.

Autor: Marcelo de Oliveira Souza


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso