Terça-feira, 25 de setembro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Clube de Astronomia

Louis Cruls

Muito além das estrelas

02/09/2018 às 13h42

Reprodução
Muito além das estrelas
 Ver um céu estrelado é se inspirar para olhar além das estrelas, galáxias, planetas, cometas, nebulosas, e muito mais. É ver um acervo de teorias algumas já transformadas em leis que vão norteando informações sobre o UNIVERSO EM EXPANSÃO.  É ver os desafios científicos acompanhandogerações, assuntos das pautasdas pesquisasdos Cientistas, Cosmólogos, Astrofísicos, Astro-fotógrafos, e outros especialistas que trilham os caminhos da Astronomia desbravando a complexidade do UNIVERSO que necessita cada vez mais e melhor ser conhecido. 

É ver o UNIVERSOse  comunicando em tempo realatravés do mundo tecnológico, porque a tecnologia faz a gente avançar, olhar mais distante. Nossa“Audição e visão científica” foram ampliadas. Nesse século já estamos enxergando bem mais longe. Os últimos 20 anos foram palco de descobertas importantíssimas. Observatórios espaciais, lançamentos de satélites, sondas, recursos que resultam do suporte tecnológico excelente desenvolvido para conhecer o UNIVERSO muito mais excelente ainda.Ambos estão em expansão, o Universo e a tecnologia que tem nos ajudado a olhar além.

 Viajar, conhecer o espaço, ir àLua, foi, e ainda é o sonho de muitos humanos. Alguns já realizaram esse magnifico sonho por intermédio de uma tecnologia de engenharia espacial. Por intermédio dessa mesma tecnologia, podemos também, de um planetário, com equipamento óptico-mecânico, em uma cúpula, projetar corpos celestes que identificamos num céu real.  Além de projetar imagens, um planetário será capaz de reproduzir os principais movimentos da terra; translação e rotação.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Levando em conta a louvável ambição dos cientistas em conhecerem todos os mistérios do UNIVERSO, não paramos e nem vamos parar. A intenção será sempre olhar mais longe. O SuperRadiotelescópio Alma localizado no deserto do Atacama numa altitude de 5 mil metros no Chile, é considerado o maior projeto de Astronomia do mundo. É o olho gigante que pesa mais de 100 toneladas, patrocinado pela Europa, Estados Unidos e Japão,capaz de mostrar pormenores jamais observados sobre a formação das estrelas e galáxias no universo.Nós, do Clube de Astronomia de Campos dos Goytacazes fomos privilegiados em conhecer de  perto esse grande projeto astronômico. Em outra ocasião, conhecemostambém o VeryLarge Telescope–ESO – Chile. E, em outra ocasião também, conhecemos em Green Bank o maior Radiotelescópio orientável do mundo que está localizado na Virgínia Ocidental nos Estados Unidos. Recentementeestivemos noComanche Springs Astronomy Campus ofthe 3RF Rivers Foudation, no Texas, num importante workshop onde aprendemos a transicionar o nosso olhar natural para o olhar dos telescópios,  detalhe muito importante  da observação Astronômica.

Olhar para um céu estrelado, é ver que já caminhamos um bom percurso, é possível queo desconhecido sejamais desafiadordo que, o que já conhecemos. O UNIVERSO EM EXPANSÃO reserva ainda muitas interrogações e desafios. .

Por Edna Valéria Moreira de Oliveira Barbosa
 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso