Terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Clube de Astronomia

Louis Cruls

O Sonho de Ícaro...

23/09/2018 às 12h27

Reprodução
O Sonho de Ícaro...
“A Terra é o berço da mente, mas não podemos viver para sempre em um berço”
KonstantinEduardovitchTsiolkovsky

Olá!!! A Astronomia e a Conquista Espacial são fontes de inspiração para as gentes. Com as imagens obtidas por satélites artificiais temos uma visão da forma do planeta no qual vivemos. Desde a Grécia antiga já se imaginava a Terra como uma esfera. Ideia, naquela época, restrita a estudiosos. Imaginava-se popularmente limites para o nosso planeta. Bordas. Abismos. Eram corajosos os primeiros navegadores que partiam em busca de novas terras. Nos tempos modernos, a primeira viagem de circunavegação da Terra foi concluída em 1522. Fernão de Magalhães a iniciou e Sebastião Del Cano a encerrou.

Diz a lenda que Dédalo, a pedido do Rei Minos de Creta, construiu o labirinto onde se encontrava o Minotauro. Apesar desse fato, auxiliou Teseu a derrotar o Minotauro e a encontrar a saída do labirinto. Foi punido pelo Rei Minos. Ele e seu filho Ícaro foram colocados prisioneiros no labirinto. Dédalo, inteligente e criativo, imaginou uma forma de escapar. Desenvolveu asas com penas e as colou ao corpo com cera. Fugiram voando. Alertou seu filho de que não deveria voar muito alto. A aproximação ao Sol faria a cera derreter. Ícaro porém não resistiu e subiu, subiu, subiu... Sonho desfeito. Queda abrupta. Parábola do mundo moderno??? Coragem e prudência seguem caminhos distintos???

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

A observação do voo dos pássaros levou o ser humano a sonhar também em voar. O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão e Alberto Santos Dumont são dois geniais cientistas sonhadores brasileiros que contribuíram para a realização desse sonho.

Conta-se, que Bartolomeu de Gusmão ao observar uma bolha de sabão se movendo no ar, teve inspiração para o desenvolvimento de um aparelho mais leve que o ar. Um balão, que chamou de Passarola. Sua primeira demonstração foi realizada, segundo alguns autores, em 5 de agosto de 1709, para a corte portuguesa.

Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont realiza na França o primeiro voo de um aparelho mais pesado do que ar, o famoso 14-bis.

Os russos foram os principais responsáveis e herdeiros do sucesso da indústria aeroespacial da antiga União Soviética. Contaram, desde o final do século XIX, com o incentivo dos livros e artigos escritos por um grande cientista sonhador, o KonstantinEduardovichTsiolkovsky. Ele é mundialmente reconhecido como um dos pioneiros da conquista espacial. Nasceu em uma família pobre. Foi autodidata em Matemática e Física. Pela leitura dos livros de Jules Verne, Santos Dumont também os leu, se interessou desde cedo pelos voos planetários. Instalou um laboratório em sua casa, onde realizou diversas experiências. Em seus artigos e livros concebeu a colocação de um satélite em órbita da Terra, propôs o desenvolvimento de um foguete a propulsão, imaginou foguetes com diversos estágios, .... Foi também um escritor de ficção científica. Foi, provavelmente, a fonte histórica do interesse dos russos pela conquista espacial.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Nossa fronteira agora é a conquista espacial. Os astronautas são os navegadores do futuro. Há bordas e abismos ainda a serem superados nessa nova caminhada. Sonhos de Ícaros modernos.
Em 1918, Santos Dumont escreveu: “Eu, para quem já passou o tempo de voar, quisera, entretanto, que a aviação fosse para os meus jovens patrícios um verdadeiro esporte. Meu mais intenso desejo é ver verdadeiras escolas de aviação no Brasil. Ver o aeroplano – hoje poderosa arma de guerra, amanhã meio ótimo de transporte - percorrendo as nossas imensas regiões, povoando o nosso céu, para onde, primeiro, levantou os olhos o Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão.” 

Em breve teremos novos astronautas e valororos e criativos cientistasBrasileiros que estarão explorando o Universo!!! 

Pano Rápido

- Na década de 1960 o Colégio Batista Fluminense construiu um laboratório de Ciências que possuía um observatório astronômico. Foi o primeiro observatório conhecido da região norte-fluminense. 
A atual direção do Colégio Batista Fluminense reconstruiu o Observatório. Uma instalação moderna que resgata a história da Astronomia na cidade de Campos dos Goytacazes.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

No dia 19 de setembro ocorreu a inauguração do Observatório Astronômico do Colégio Batista Fluminense. 

Parabéns para o Colégio Batista Fluminense pela sensacional iniciativa!!!

- Nos dias 20 e 21 de outubro ocorrerá em Campos dos Goytacazes o NASA Space!!! Faça sua inscrição gratuita na página oficial do evento:
https://2018.spaceappschallenge.org/locations/campos-dos-goytacazes

Em breve mais novidades!!!
Céu limpo para todos.
por Marcelo de Oliveira Souza


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso