Quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Clube de Astronomia

Louis Cruls

O Tempo da Ciência....

07/10/2018 às 07h52 07/10/2018 às 07h53

O Tempo da Ciência?
“Acordo de noite subitamente.
E o meu relógio ocupa a noite toda.
Não sinto a Natureza lá fora,
O meu quarto é uma coisa escura com paredes vagamente brancas.
Lá fora há um sossego como se nada existisse.
Só o relógio prossegue o seu ruído.
E esta pequena coisa de engrenagens que está em cima da minha mesa
Abafa toda a existência da terra e do céu...
Quase que me perco a pensar o que isto significa,
Mas estaco, e sinto-me sorrir na noite com os cantos da boca,
Porque a única coisa que o meu relógio simboliza ou significa
É a curiosa sensação de encher a noite enorme
Com a sua pequenez....”

Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa)

Olá!!! Ponteiros... Relógios... O Tempo!!! Sempre evoluindo... Sempre presente... Invadindo a alma das gentes... Lembrando da chegada de novas manhãs... Trazendo mudanças... Desnudando um destino comum para as gentes... No futuro que chegará... Para todos... Gentes simples... Gentes ricas... Gentes alegres... Gentes tristes... Não há riqueza que evite o avanço dos ponteiros... Levando um dia... Junto com todas as certezas que se perderam... Com toda a pompa e ostentação que se foram... Os segredos da vida que não foram desvendados... No esforço da humanidade por entender a Natureza... Cada contribuição individual... É um pequeno auxílio... Para o entendimento do Universo... Através das horas... Dos dias... Dos anos... Dos séculos... Cada gente... Forneceu a sua contribuição...

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

No Brasil há gentes que tem se esforçado na popularização da Ciência... Gentes realizando o árduo trabalho de levar à todos os brasileiros e brasileiras o conhecimento acumulado pela humanidade nesses poucos milênios de civilização... O professor Ronaldo Rogério de Feitas Mourão é uma das pessoas que mais se engajou em atividades de popularização da Ciência. Ele nasceu no dia 25 de maio de 1935 no Rio de Janeiro. Graduou-se m Física em 1960. Em 1967 obteve o doutorado em Astronomia na Universidade de Paris. Já publicou. até o momento, 85 livros.

Foi o primeiro brasileiro a ser contemplado com o Prêmio José Reis da divulgação científica instituído em 1977 pelo CNPq. Li alguns dos seus livros e artigos. Tiveram uma grande influência na minha escolha profissional. Entre os diversos autores que li, três escritores brasileiros foram os responsáveis pelo meu interesse pela Física e pela Astronomia. Monteiro Lobato, Malba Tahan (pseudônimo do prof. Júlio César de Melo e Souza) e o prof. Mourão.

Estava cursando a faculdade de Física quando ocorreu o movimento pelas eleições diretas no Brasil. Participei do famoso comício realizado no Rio de Janeiro. Nesse dia ocorreu um fato que me recordo a te hoje. Fui participar do comício junto com um grande grupo de estudantes. Na saída do comício um colega de faculdade encontrou com o prof. Mourão. Nós dois gostávamos de Astronomia e líamos os livros do Prof. Mourão. Conversamos durante bastante tempo sobre esse encontro.

Como seguimos direções distintas após o encerramento do comício, não tive o prazer de também encontrá-lo. Relato esse fato para destacar a importância do trabalho de divulgação científica. Para nós jovens foi muito importante poder ter acesso a textos científicos escritos por um brasileiro. Era um estímulo a mais que tínhamos para seguir adiante. É muito bom a juventude poder ter referências na área científica. O professor Mourão faleceu no dia 25 de julho de 2014. Uma enorme perda para a humanidade.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Para mim sempre foi um grande prazer poder encontrá-lo. Seria muito bom que as gentes brasileiras sempre valorizassem os cientistas e professores. Torço para que um dia, a Ciência no Brasil consiga atrair a atenção das crianças e jovens, da mesma forma que ocorre hoje em dia com os jogos de futebol, shows, bailes, ... Espero um dia poder ver isso ocorrer. Torço para que a evolução do tempo revele um bom futuro para a nossa nação.

Céu limpo para todos.

 

por Marcelo de Oliveira Souza

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso