Segunda-feira, 19 de novembro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Clube de Astronomia

Louis Cruls

Período para observação de Planetas

29/04/2018 às 12h39

Reprodução
Período para observação de Planetas
Estamos em um momento propício, em Maio de 2018, para a observação de planetas. Nesse período é possível observar os planetas Vênus e Júpiter no início da noite e após as 23:00h é possível observar os planetas Saturno e Marte.

Saturno é um maravilhoso astro. Para observar os seus famosos anéis não é necessário utilizar um instrumento de observação muito sofisticado. Um pequeno telescópio já nos permite ver toda a beleza de tão famoso astro. O Senhor dos Anéis. Na Grécia antiga, Cronos. Para os romanos, Saturno, deus da agricultura. Galileu Galilei, em 1610, foi o primeiro a observá-lo com o uso de um telescópio. Visualizou protuberâncias em torno do planeta.

Não conseguiu distinguir os anéis. Christiaan Huygens, cientista holandês, em 1655 observou, a maior lua de Saturno, Titã. Nesse mesmo ano observou os anéis. Em 1656 apresentou em Paris os resultados de sua observação. Publicou em 1659 “SystemaSaturnium” onde apresenta dados relativos as fases e mudanças na forma dos anéis de Saturno.  Giovanni Domenico Cassini descobriu as luas Japeto, Reia, Tétis e Dione. Percebeu em 1675 a existência de uma falha nos anéis. Essa falha recebeu o nome de Divisão Cassini. Propôs que os anéis eram compostos por um grande número de pequenos corpos. Hoje conhecemos com mais detalhe a estrutura dos anéis. Há mais falhas, como, por exemplo, a divisão Encke...

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Não é o único planeta com anéis. Júpiter, Urano e Netuno, também possuem anéis. Porém são bem tênues. Os anéis de Saturno são compostos, como imaginado por Cassini, por pequenas partículas de gelo e de rocha (poeira), com tamanhos variados.  Os anéis são finos, têm menos de um quilômetro de espessura.

Saturno é um planeta gasoso gigantesco, possui um diâmetro (no equador) de aproximadamente 120.536 km. O seu núcleo sólido é muito pequeno em relação ao tamanho do planeta. Consideramos hoje que ele possui 62 luas. A primeira nave a visitá-lo foi a Pioneer 11 em 1979. Depois foi visitado pela nave Voyager 1 em 1980, pela Voyager 2 em 1981 e pela nave Cassini no período de 2004 a 2017.

A observação de Saturno com auxílio de um telescópio, corresponde a uma experiência indescritível. Já vi muitas pessoas se emocionarem. Para mim, sempre é um momento especial.

Nesse período nosso grupo estará organizando diversas observações dos planetas em logradouros públicos. Tod@s serão bem-vind@s!!!

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 

Céu limpo para tod@s.


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso