Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Clube de Astronomia

Louis Cruls

Verão e Inverno na Amazônia...

19/11/2018 às 19h02

Verão e Inverno na Amazônia...
"Um único raio de sol é suficiente para afastar muitas sombras."

São Francisco de Assis

Olá!!! Quatro estações... Verão... Outono... Inverno... Primavera....  Quatro pinturas... Quatro paisagens... Mudança de estação... Novos humores... Nova esperança... Renovação... Um país tropical... Continental... No Sul... Frio e calor... Quatro estações... No Norte... Chuva e seca... Quatro estações??? Surpresa para as gentes... Silêncio nas salas de aula... Histórias para as ruas... A escola da vida...

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Nosso país tem a maior parte de seu território localizado entre o Equador e o Trópico de Capricórnio. Grande parte da população mundial está concentrada em regiões localizadas entre o trópico de Câncer e o Pólo Norte. As pessoas que vivem nessas regiões percebem as estações do ano de modo distinto da que nós as percebemos. Dentro de nosso país também há grandes diferenças na forma como são percebidas as estações do ano nas regiões localizadas mais ao Norte, em relação as regiões localizadas mais ao Sul.

As pessoas que vivem na região Norte e em parte da região Nordeste não tem as estações bem definidas em seu cotidiano. Para eles o ano é dividido somente em duas estações. O período das chuvas e o período no qual não chove com tanta frequência. Durante todo o ano a temperatura é muito alta. Sempre é muito quente. Mas no período das chuvas as temperaturas são um pouco mais baixas. Assim muitas gentes chamam esse período de Inverno. Outros preferem considerar que somente há o verão com chuva e o verão sem chuvas. De qualquer forma todas as gentes alertam. A partir de julho as temperaturas são muito mais altas. Alguns até relatam ter vivido momentos de grande angústia pelas altas temperaturas desse período. A grande umidade presente no ar faz com que a sensação térmica seja equivalente a temperaturas mais altas do que as registradas nos termômetros. Popularmente as estações determinadas pelo regime das chuvas são definidas da seguinte forma: Inverno, a estação chuvosa e o Verão, a estação da seca.

A estação chuvosa compreende aproximadamente o período de Novembroa Maio e a estação da seca compreende aproximadamente o período de junho a outubro.  Na minha época de estudante éramos apresentados a estações do ano bem definidas. Imagens de regiões com neve no inverno eram apresentadas nos livros didáticos. Muito pouca informação sobre as distintas formas de perceber as estações do ano em nosso país. Uma questão que sempre surge é o porquê de os estudantes Brasileiros não receberem informações precisas sobre o Brasil. Basta olhar os livros didáticos utilizados nas escolas. Qual livro apresenta informações reais sobre o clima nessas regiões Brasileiras? Sempre vejo os estudantes citando as quatro estações do ano como uma realidade para todo o Brasil. Os meios de comunicação também fazem a mesma coisa. Apresentam o início das estações sem informar que não possuem uma relação direta com o clima em algumas regiões da Terra. Como é o caso da região Norte do Brasil. Esse é somente um exemplo que mostra o nosso desconhecimento sobre o nosso belo País. Uma Nação que precisa ser descoberta e valorizada pelas gentes Brasileiras.

Há algum tempo surpreendi-me com uma pessoa que ainda associava o início das estações do ano a proximidade ou afastamento da Terra em relação ao Sol. Tive a má experiência de ter recebido essa informação na escola. Hoje em dia, com o acesso a diversas fontes de informação, imaginava ser mais fácil compreender que a causa da existência das estações do ano é a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano da órbita da Terra em torno do Sol. Modelo elaborado pela humanidade que nos permite compreender um pouco mais a Natureza.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Céu limpo para todos.

 

por Marcelo de Oliveira Souza

 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso