Sábado, 23 de março de 2019

Viajante de um Mundo Distante...

11/11/2018 às 13h38

Viajante de um Mundo Distante...
Olá!!! Um viajante vindo de longe... Um novo mistério para as gentes... O astrônomo Robert Weryck descobriu, no dia 19 de outubro de 2017, o asteroide 1I/2017 U1, nomeadoOumuamua. A descoberta foi realizada com o uso do telescópio PAN-STARRS. O nome escolhido é a palavra Havaiana?oumuamua que significa explorador. Foi escolhido porque após análises de sua trajetória foi possível concluir que ‘Oumuamua vem de muito longe, um mensageiro enviado de um passado distante para alcançar a humanidade. A palavra também pode ser aproximadamente traduzida como "primeiro mensageiro distante". O nome foi escolhido pela equipe Pan-STARRSapós consulta aos pesquisadoresKa?iu Kimura e Larry Kimura da Universidade do Havaí em Hilo. Uma curiosidade é que o apóstrofo no início da palavra é na verdade o caractere Havaiano ‘okinae é representado por uma aspa simples e pronunciado como uma oclusiva glotal, que é um tipo de som consonantal utilizado em alguns idiomas.

No momento da descoberta se imaginou que era um cometa, por isso foi classificado inicialmente como C/2017 U1, depois se percebeu que não possuía as características de um cometa e foi reclassificado como o asteroide A/2017 U1. Analisando a sua trajetória foi identificado que o astro estava vindo de fora do sistema solar.Era um objeto de origem interestelar!!! O primeiro objeto descoberto que tinha origem fora do sistema solar!!! Assim foi necessário criar uma classificação para esse tipo de astro. A União Astronômica Internacional definiu que objetos interestelares como o ‘Oumuamua serão classificados utilizando a letra I. Como foi o primeiro objeto interestelar descoberto foi classificado como 1I/2017 U1, e agora como 1I/’Oumuamua,também pode ser utilizada a identificação 1I/2017 U1 (‘Oumuamua).

Observações posteriores a sua descoberta mostraram que a sua velocidade, maior que a dos cometas e asteroidesconhecidos, e a sua trajetória fortemente hiperbólicatornavam necessário fazer uma análise mais detalhada. Após cuidadosas análises chegou-se a conclusão que a melhor hipótese era de que se tratava de um objeto interestelar. Não tinha como origem o sistema solar, vinha provavelmente de outro sistema planetário. Ao buscar uma origem possível para o ‘Oumuamua foi identificado que o objeto aparenta ter se deslocado de próximo da estrela Vega da constelação de Lira para o nosso sistema solar. Calcula-se que a sua viagem das imediações da estrela Veja até o sistema solar pode ter durado 600.000 anos!!! É um viajante de um mundo distante!!!

Muitas surpresas foram detectadas. O objeto interestelar ‘Oumuamua possui crosta com coloração avermelhada e um formato surpreendente, é muito alongado como um charuto, possui um diâmetro médio aproximado de 110m e dimensões externas aproximadas (ainda com grande incerteza) de: 230m a 1.000m × 35m a 167m × 35ma 167 m.

Uma especulação a respeito de sua forma é que ela seja resultado de um evento violento (como uma colisão ou explosão estelar) que causou sua ejeção de seu sistema de origem. Resultados mais recentes divulgados pela NASA (JPL)consideram que?Oumuamuapossua uma maior dimensão de aproximadamente 400m e seja altamente alongado, com o seu comprimento sendo aproximadamente 10 vezes maior que sua largura.

Outra surpresa detectada recentemente, em julho de 2018, é que ‘Oumuamua teve um aumento de velocidade causado por uma força não gravitacional. Foi inicialmente considerado que a causa dessa aceleração poderia ser uma descarga de gás, como ocorre com cometas. No momento de maior aproximação do Sol, quando os cometas liberam material formando a sua gigantesca cauda, isso não ocorreu. Observações detalhadas não detectaram ejeções significativas de material que poderiam explicar essa aceleração.

O comportamento anômalo de “Oumuamua levou a que alguns pesquisadores divulgassem hipóteses de que poderia se tratar de uma nave alienígena. Proposição que contou com grande divulgação na mídia, mas há ainda outras possíveis justificativas para o comportamento anômalo de ‘Oumuamua que estão sendo analisadas. Um grande mistério!!! Acredito queem breve podem ser divulgados criativos modelos que podem apresentar justificativas para o comportamento anômalo de ‘Oumuamua. Por enquanto ainda não é possível descartar completamente a hipótese de ser uma nave alienígena.

É um grande exemplo da beleza da Ciência!!! As Universidades são fontes de conhecimento onde é importante que reine a liberdade de expressão e que haja debates de ideias, sejam quais sejam. A partir de livres questionamentos de paradigmas vigentes é que a humanidade evoluiu.  Paradoxos levam a necessidade de desenvolver novos paradigmas. Passo a passo as gentes foram desenvolvendo criativos e inovadores modelos que levaram a que em poucos milhares de gentes as gentes alcançassem um maravilhoso desenvolvimento tecnológico. Necessitamos de novas ideias, novos modelos, novos projetos, ... Não necessitamos de violações de direitos, cerceamento da liberdade, exploração de irmãos, ... Uma nova e bela manhã sempre surgirá enquanto tivermos estudantes questionadores em escolas sem celas...