Quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna da Nutricionista

Ligia Sabino

O perigo das guloseimas

18/09/2018 às 10h03

O perigo das guloseimas
Já sabemos que nos alimentos industrializados principalmente as guloseimas existem o emprego de muitos aditivos químicos, conhecidos como corantes. Esses corantes mantém a aparência original que normalmente é afetada pelo processo de embalagem e estocagem ate sua distribuição, sendo assim, torna se um alimento mais atraente e mantendo a sua cor.

Segundo a ANVISA (agência nacional de Vigilância Sanitária) aditivos alimentar é qualquer ingrediente adicionado nos alimentos sem intenção de nutrir, com intenção de mudar as características físicas e químicas e sensoriais para a indústria.

Além de esses aditivos corantes serem boa uma estratégia de marketing e estimular mais o consumo dos produtos alimentícios, eles apresentam um risco a saúde, principalmente quando consumido em quantidades acima do estabelecido pela ANVISA.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Segundo os estudos de Prado e Godoy já existem alguns produtos como balas e outras guloseimas que apresentam teores de corantes acima do permitido pela legislação brasileira. Os estudos apontam que esse excesso afeta a saúde com relação direta a doenças como: neoplasia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDHA), hipersensibilidade alimentar, dentro outros provocados pelo consumo do corante alimentar.

Esses agravos são mais exacerbados no publico infantil devido a um maior consumo de alimentos industrializados, consequentemente eles apresentam um maior numero de hipersensibilidade alimentar. A causa provável das crianças apresentarem um maior efeito adverso a esses corantes se da pelo fato de que a quantidade de aditivos por quilo de peso corporal é maior na criança do que no adulto.

 Existe o fato de que a quantidade desses aditivos é excedida pela indústria e que a criança apresenta uma imaturidade fisiológica, o que pode prejudicar o metabolismo.

Sendo assim, cabe a nós adultos responsáveis ter mais senso ao alimentar nossas crianças com escolhas saudáveis, pois eles não têm maturidade para fazer suas escolhas.


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso