Você tem saudades da aquela energia de quando você tinha aos 20 anos? É sempre esta se perguntando por que essa energia foi embora?
Toda energia do nosso organismo e produzida a partir de substratos de moléculas de carbono oriunda dos carboidratos e das fontes de gorduras, das quais a célula as transforma em energia por transferência de elétrons (partículas que fazem constituição dos átomos).
Essa transferência de elétrons ocorre dentro das células em organelas responsáveis pela digestão dessas moléculas de carbono, através de uma substancia chamada Coenzima Q10, que atua como química natural semelhante a vitaminas lipossolúveis.
Todos os seres humanos e animais podem sintetizar a coenzima Q10, sendo assim não podemos considerar ela como uma vitamina. Sua principal função no organismo e atuar na respiração celular, como antioxidante varrendo todo resíduo produzido durante essa respiração celular.
A coenzima Q10 atuam na produção de energia sendo útil nas doenças cardiovasculares, Diabetes Mellitos, doenças periodontais, deficiências do sistema imunológico, no câncer, na perda de peso, distrofia muscular, Parkinson, Alzheimer e desempenho de atletas. Em todas essas desordens têm melhoras significativas quando nossa célula esta respirando bem, porém essa produção de coenzima Q10 decresce á medida que a idade avança.
Por isso sentimos pouca energia com o avanço da idade e quando associado a uma patologia, isso só tem a piorar. Mas a boa notícia é que podemos recuperar a Q10 através uma boa nutrição, além de fontes alimentares como: carnes, nozes, espinafres, existe a suplementação farmacológica de coenzima Q10 que seu nutricionista deve adequar as doses de forma individualizada de acordo com a suas necessidade, mantendo assim uma ótima energia celular e muita disposição.