Segunda-feira, 22 de outubro de 2018
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna da Nutricionista

Ligia Sabino

Você conhece a Pirâmide Funcional

24/04/2018 às 09h37

Reprodução
Essa pirâmide traz como base uma alimentação adequada para prevenção de doenças crônicas, que tem como causa principal a inflamação
 O Dr. Michael Murray, do instituto de medicina funcional do Canadá, propõe uma pirâmide funcional muito interessante quando comparada a pirâmide brasileira que já conhecemos.     Essa pirâmide funcional leva em consideração, principalmente os alimentos anti-inflamatórios como óleos essenciais, carboidratos integrais oriundos de vegetais, tubérculos e frutas.

Essa pirâmide traz como base uma alimentação adequada para prevenção de doenças crônicas, que tem como causa principal a inflamação. Diversos processos patológicos como aterosclerose, asma, síndrome intestino irritável, resistência insulínica, diabetes e obesidade são desordens totalmente modificadas por nutrientes que tem expressão em células doentes. 

Essa pirâmide preconiza na base a utilização de óleo de linhaça como fontes de ômega3 na  forma vegetal, necessário para induzir a formação da via anti-inflamatória do nosso organismo, visto que grandes quantidades de ômega 6 preconizada na pirâmide brasileira  a qual  caracteriza as dietas ocidentais reduz a ação da via anti-inflamatória , atuando como pró inflamatório no organismo.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Em seguida essa pirâmide enfatiza uso de carboidratos de origem vegetal como fonte de energia que é mantida ao longo do dia com baixa carga glicêmica, diferentes dos carboidratos refinados, ou seja, os industrializados. 

Orienta também ao uso de leguminosas como fonte proteína vegetal e ferro, que auxilia o transporte de oxigênio ao corpo e como fonte das fibras os cereais integrais que mantem a saúde intestinal, garantindo a síntese do hormônio da serotonina.

Orienta também uso de frutas com reposição de antioxidante e vitaminas vitais a manutenção dos órgãos e por último,as carnes brancas com baixa fonte de gorduras saturadas. 
Essa pirâmide diferencia-se muito da brasileira, que no seu topo vem indicandoporções de doces ao dia. Já a pirâmide funcional enfatiza uso de leites e seus derivados como manutenção da saúde óssea.

Sendo assim qual pirâmide você deseja seguir? Agora já sabemos como modular desordens patológicas com boa nutrição.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Pratique nutrição funcional na sua vida mude suas células doentes por células sadias.


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso